segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Lucas 1:23-24

Lucas 1:23-24 - E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa. E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou.
E SUCEDEU QUE, TERMINANDO OS DIAS. Ficamos sabendo de que Zacarias pertencia ao turno de Abias, que conforme (1 Crônicas 24:10) este era o oitavo turno. E cada divisão de turno servia no templo duas vezes por ano. E que cada turno tinha a duração de uma semana. Com isso descobrimos que neste período de uma semana o velho sacerdote esteve ali no templo em Jerusalém servindo ao Senhor e oferecendo sacrifícios, ofertas, manjares e incenso pelo povo. Eram oito dias de intensas atividades porque durante todo o dia tinham vários rituais e celebrações a serem realizadas. Quando terminava aquela semana o sacerdote estava realmente exausto e cansado, além do mais um sacerdote bem idoso como era o caso de Zacarias.

DE SEU MINISTÉRIO. Não foi que o ministério de Zacarias tivesse terminado. Uma vez que, enquanto o sacerdote fosse vivo e com condições físicas e mentais ele servia ao Senhor neste ministério. O que o Dr. Lucas quis dizer é que terminados os dias de uma ministração pelo espaço de 8 dias, que eram os dias de um turno, durante uma semana. Feitas todas as ministrações sacerdotais que eram recomendadas pela legislação mosaica, conforme as determinações do principal do templo, ou sumo sacerdote, estava cumprida e consumada mais uma missão de duas delas por ano que cada sacerdote executava no templo.

VOLTOU PARA SUA CASA. Todo sacerdote dos descendentes de Levi, já sabiam de que neste período a que se reporta o autor deste evangelho, durante duas vezes por ano, tinham que saírem de casa e se deslocarem ao templo de Jerusalém para como de costume cumprir os seus respectivos turnos. Chegando ao templo se apresentavam ao sumo sacerdote que fazia a escala de uma semana de muito serviço conforme determinavam os costumes da época. Muito trabalho e diversas atividades eram realizadas naquela semana pelo sacerdote. Feitos todos os serviços que o principal do templo lhes recomendava e terminando os dias de sua ministração, era chegada a hora de voltar para casa.

DEPOIS DAQUELES DIAS, IZABEL, SUA MULHER CONCEBEU. Voltando para sua casa. Ficamos sabendo vagamente em (Luca 1:39) que o sacerdote Zacarias morava em uma região montanhosa da Judéia. Chegando em casa, ele voltou a sua vida normal como esposo de Izabel. Mas, trazia consigo a promessa da parte do Senhor que ainda ia ser pai de um menino que seria muito importante diante de Deus. Diante do que o anjo Gabriel havia lhe falado, ele voltou a ter relações com sua esposa, apesar dos dois já estarem avançados em idade.

E POR CINCO MESES SE OCULTOU. Tendo ficado gestante, Izabel, ficou reservada durante um certo tempo, não se sabe porque. Muitas conjecturas têm sido levantadas na tentativa de entender a causa pela qual Izabel tomou esta atitude. Uma das mais razoáveis é a de que ela tentava aguardando um pouco até que a barriga tivesse sinais de uma gravidez, porque simplesmente falar, as pessoas poderiam não acreditar, uma vez que, além de ser estéril ela já era muito avançada em idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...