sábado, 11 de janeiro de 2014

Lucas 1:21-22

Lucas 1:21-22 - E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo. E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.
O POVO ESTAVA ESPERANDO A ZACARIAS. Enquanto o sacerdote estava servindo ao Senhor no templo, na hora de oferecer o incenso, o povo continuava esperando a saída do sacerdote de dentro do templo onde ficava o altar do incenso. Já era um costume este ritual, o povo ficava atento com o objetivo de saber alguma resposta da parte do sacerdote se o Senhor tinha lhe revelado alguma mensagem. Quem estava presente fora no pátio exterior eram justamente os ofertantes.

E MARAVILHARAM-SE. E um dos sinais de que o Senhor tinha revelado alguma coisa para o sacerdote a respeito das ofertas oferecidas e sobre os que ofereciam suas ofertas, era justamente quando o sacerdote demorava a sair do altar das ofertas e de onde se oferecia o incenso. Vendo o povo que estava demorando a multidão começou a se alegrar e dar glórias a Deus, porque tinham certeza de que Deus se fez presente com o sacerdote. Isso gerou uma grande expectativa para o povo.

DE QUE TANTO SE DEMORASSE NO TEMPLO. Uns davam glórias a Deus e outros davam aleluias, e com muita alegria se regozijavam na presença do Senhor. Certamente a multidão estava a pensar, Deus vai quebrar o silencia profético. Isso porque a mais de 400 anos que nenhum profeta tinha sido usado por Deus no período intertestamentário. Os Judeus estavam ansiosos para receberem a mensagem da parte de Deus revelada ao sacerdote.

E SAINDO ELE NÃO PODIA FALAR. De repente alguém diz: Silêncio, ai vem saindo o sacerdote, vamos ouvir o que ele tem a nos falar da parte do Senhor. Ainda trêmulo e atônito, vem se aproximando o velho sacerdote Zacarias. Certamente pálido, se depara com a multidão cheia de expectativa. A atenção de todo o povo estava voltada para ouvir suas palavras e a mensagem que vinha da parte do Deus de Israel. Todavia, para decepção geral, o sacerdote Zacarias não podia falar.

E O POVO ENTENDEU QUE TINHA TIDO UMA VISÃO NO TEMPLO. Olhando para o sacerdote, pelo estado emocional em que ele se encontrava, e por estar calado e sem poder falar, logo compreenderam de que tinha tido uma visão lá dentro do templo junto ao altar do incenso. O ministério profético estava selado, mas o povo tinha fé que o Senhor ainda lhes falava por meio da visão. Neste caso foi uma visão real, em que o sacerdote teve, um anjo do Senhor que lhe tinha entregado uma mensagem e que lhe tinha feito uma grande promessa, que lhe traria grande alegria.

E FALAVA POR ACENO, E FICOU MUDO. Como não era possível se comunicar com a multidão por meio da fala, porque ele tinha perdido a voz em consequência de que tinha duvidado da palavra do anjo do Senhor, que era um mensageiro de Deus. Ele se comunicava com o povo por aceno. É a mesma coisa que se comunicar com uma pessoa que tem deficiência auditiva, pela linguagem de gestos. Conforme a palavra do anjo, Zacarias tinha perdido a sua voz por um determinado período, até que a palavra que o anjo tinha falado sobre o nascimento de João Batista se cumprisse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...