terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lucas 1:5

Lucas 1:5 - Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
EXISTIU, NO TEMPO DE HERODES. O evangelista Lucas começa um novo assunto que trata do anuncio do nascimento de João Batista, o precursor do Messias. Neste ponto do seu tratado que escreveu para seu amigo Teófilo, ele entra na cronologia do tempo e destaca a pessoa de uma importante personagem do império romano, que era rei na Judéias das terras de Israel. Herodes, trata-se de Herodes o grande, nomeado rei da Judéia em 40 a.C. pelo senado-romano. Este mesmo Herodes acrescentou muitos outros territórios ao império romano, causa que o levou a ser chamado de também o grande conquistador e guerreio do império romano.

REI DA JUDÉIA. Neste mesmo tempo a que se refere o autor deste evangelho, não somente Israel mais quase todos os povos no oriente médio, eram dominados pelo império romano. Judéia, Palavra hebraica que significa: Louvor. É uma região localizada a oeste do mar Morto, entre este mar e o mar Mediterrâneo. Estende-se ao norte até as colinas de Golan, e ao sul até a faixa de Gaza. Na antiguidade era uma Província Romana e foi dominada por muitos outros povos, como: assírios, persas, macedônios. Atualmente é uma região em contínuo conflito entre israelenses e palestinos.

UM SACERDOTE. Neste tempo de Herodes o grande existiu um sacerdote. No antigo testamento, os sacerdotes eram descendentes de Arão e eram separados para servir como oficiante no culto realizado primeiro no tabernáculo e depois no templo . O sacerdote na antiga aliança era mediador entre Deus e o povo, oferecendo sacrifício e orando em seu favor (Êxodo 28-29, Levítico 21 e 1 Crônicas 24). Antes de Arão já havia sacerdotes (Habacuque 7:1-3). No novo testamento, Jesus Cristo é o nosso sacerdote eterno segundo a ordem de Melquizedeque (Hebreus 5:5-6), como também todos os cristãos são sacerdotes do reino de Deus e de Cristo (Apocalipse 1:6, 5:10).

CHAMADO ZACARIAS. Este sacerdote do tempo de Herodes era Zacarias. A palavra Zacarias significa “Javé se lembra”. Ele servia no tempo de Jerusalém quando recebeu a incumbência de ser o pai daquele que veio a ser o precursor do Messias. Como qualquer sacerdote da antiga aliança estava a serviço do Deus de Israel, intercedendo pelo povo e realizando os sacrifícios e rituais que a legislação mosaica determinava.

DA ORDEM DE ABIAS. No período do primeiro templo de Jerusalém, os serviços sacerdotais eram divididos em 24 turnos. E cada turno correspondia a uma semana. Como Zacarias pertencia ao turno de Abias ficamos sabendo em (1 Crônicas 24:10) que este era o oitavo turno. E cada divisão de turno servia no templo duas vezes por ano. Já nos períodos de festividades o sumo sacerdote convocava a todos os demais sacerdotes para participarem.

CUJA MULHER ERA DAS FILHAS DE ARÃO E O SEU NOME ERA ISABEL. O sacerdote Zacarias teve a felicidade de se casar com uma mulher que era descendente também da linhagem sacerdotal, que tinha por nome, Isabel. Que significa, “Deus é a minha aliança”. Ela que veio a ser a mãe de João Batista e era prima de Maria, mãe de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...