domingo, 26 de janeiro de 2014

Lucas 1:67-68

Lucas 1:67-68 - E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo: Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo.
ZACARIAS, SEU PAI. Ele era um sacerdote do turno de Abias, da linhagem e tribo de Levi. Era o esposo de Isabel que também era da linhagem sacerdotal. Zacarias foi aquele que estava no templo em Jerusalém quando lhe apareceu ao lado direito do altar do incenso o anjo Gabriel para como mensageiro de Deus lhe dizer que sua mulher ia dar a luz um filho. A expressão seu pai, diz respeito à citação de que o velho sacerdote era pai de João Batista, o precursor de Cristo. Zacarias veio por um milagre gerar a João Batista, segundo a tradição cristã, com 100 anos de idade.

FOI CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. Zacarias foi cheio do Espírito Santo. A partir deste texto temos o cântico de Zacarias, que cheio do Espírito de Deus louvou ao nome do Senhor seu Deus. Assim como Isabel sua mulher e também Maria sua prima, foram cheias do Espírito de gratidão ao Deus de Israel, com Zacarias não poderia ser diferente. Com isso o Senhor Deus estava dando sinais que uma nova dispensação estava para ser inaugurada, como sendo a dispensação do Espírito Santo de Deus. Ele que estava agindo poderosamente para implantar uma nova ordem na terra.

E PROFETIZOU: DIZENDO. Na realidade o que temos a nossa frente no conteúdo do evangelho de Lucas são citações dos salmos e dos profetas, que vaticinavam a respeito da nova aliança de Deus com a humanidade mediante a vinda do Messias de Deus, que é o Emanuel, ou seja, Deus conosco. O que Zacarias passa a citar das profecias messiânicas teve o seu fiel cumprimento no novo pacto de Deus com os homens. Eram promessas outrora faladas, mas que agora começavam a ter cumprimento. Coisas grandes estavam para acontecer na terra.

BENDITO O SENHOR. Essa é uma expressão doxológica de quem realmente está cheio de Deus. Rendendo ao Senhor a divida glória que só a ele pertence. Como também de acordo dom o estilo musical sacro em Israel era uma forma de dar início a um hino de louvor ao Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Bendito o Senhor, não se refere a um ídolo nem a uma imagem de escultura, mas é uma referencia direta ao Deus de Israel, que é digno do nosso louvor e adoração.

DEUS DE ISRAEL. O Deus de Israel é aquele que fez um pacto de fidelidade a Abraão, confirmou a Isaque e reafirmou a Jacó. Ele é o Deus de Israel, porque resgatou os descendentes dos patriarcas do Egito, com mão forte e braço estendido, para lhes implantar em Canaã, terra que mana leite e mel, conforme havia prometido a Abraão seu servo. Ele é o Deus de Israel, porque fez nascer uma grande nação do nada para ser o seu governante eternamente. É tanto, que nos começos da nação israelita foi estabelecida a teocracia, onde Deus era o Rei e Governante em Israel.

PORQUE VISITOU E REMIU O SEU POVO. A mais de quatrocentos anos que Deus dava silêncio para o seu povo Israel. Mas agora ele quebrava o silêncio com indicativos de que estava agindo na terra para trazer redenção e salvação. Se o precursor estava chegando era sinal evidente de que o Messias também já estava a caminho. Certamente a virgem Maria havia lhes contado de que estava grávida do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...