quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lucas 1:30-31

Lucas 1:30-31 - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
DISSE-LHE, ENTÃO, O ANJO. Este é o anjo do Senhor que tem por nome Gabriel. Também conhecido como anjo mensageiro de Deus, por ser o porta voz da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo. Ele é um dos sete anjos que assiste diretamente diante do trono de Deus (Apocalipse 1:4). Primeiro foi enviado por Deus a Izabel para anunciar o nascimento de João Batista e agora estava em Nazaré para falar com Maria de que ela seria a mãe do salvador. Os anjos de Deus estão a serviço do Senhor de do reino de Cristo, como também a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:17). Existem também os anjos das trevas, chamados de demônios.

MARIA, NÃO TEMAS. Percebendo o anjo Gabriel que a jovem havia ficado por demais assustada e nervosa com sua presença e com aquela visão real, o anjo do Senhor logo cuidou em confortar o seu coração com estas palavras, “não temas”. Primeiro o anjo lhe havia dito de que “Deus era com ela” e agora, mais uma vez ele usa de palavras doces e meigas “não temas”. Nada mais confortante do que em meio a um momento de espanto se ouvir estas boas palavras, ainda mais vindas da parte de um mensageiro de Deus. E porque não dizer, do próprio Deus?

PORQUE ACHASTES GRAÇA. Esta é uma expressão religiosa em que destaca a pessoa agraciada das demais. Nesta mesma época existiam milhares de outras virgens em Israel esperando ser a mãe do salvador. Uma vez que já havia a expectativa de que Deus estava interferindo na história da humanidade por meio do seu ungido, o Cristo. Na realidade, o fato de Maria ser a escolhida para esta tão importante missão de ser a mãe do Messias, humanamente falando era algo de grande valor.

DIANTE DE DEUS. Olhando o Senhor do seu trono, atentou para aquela jovem, que era desposada com um varão, chamado José, que era da casa de Davi. A palavra “graça” quer dizer um favor não merecido. Não é que Maria fosse melhor do que outras virgens de Israel, alguém tinha que ser a escolhida, conforme (Gênesis 3:15) e tinha que ser uma virgem de entre as jovens de Israel (Isaías 7:14).

EM TEU VENTRE CONCEBERÁS. Este é o cumprimento da promessa feita por Deus sobre a vinda do Messias que nos escreveu o profeta messiânico Isaias 7:14 - Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel. Um dos sinais de que o Senhor estaria implantando uma nova dispensação seria este de uma virgem conceber em seu ventre sem a intervenção de uma relação sexual com um varão. Um milagre mesmo.

E DARÁS A LUZ UM FILHO, E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS. Além de ficar grávida por meio de um milagre do Espírito Santo, ela ia dar a luz a um filho. Quando a raça humana se afastou da presença de Deus lá no Jardim do Éden, o Senhor prometeu que da semente da mulher providenciaria a redenção Genesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. "Jesus" quer dizer salvador dos pecadores (Mateus 1:21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...