terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Lucas 1:26

Lucas 1:26 - E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré.
UMA NOVA SECÇÃO. Feito o anuncio do nascimento de João Batista como precursor do Messias. Agora, o Dr. Lucas abre espaço em sua narrativa sobre o anuncio também do Salvador do mundo, Jesus Cristo. O anjo Gabriel anunciou que João Batista nasceria por meio de um milagre, uma vez que Zacarias e Izabel já eram avançados em idade. Todavia, o nascimento do Messias seria um milagre maior ainda, uma vez que sua mãe seria uma virgem e que ele seria gerado pelo Espírito de Deus e não de uma relação conjugal, entre um homem e uma mulher.

NO SEXTO MÊS. Quando O anjo Gabriel apareceu a Zacarias, o sacerdote estava ministrando no templo em Jerusalém. Terminado o seu turno, que era o oitavo turno da ordem de Abias, com uma semana de atividades em oferecer ofertas pelos pecados do povo, Zacarias volta para casa onde estava sua esposa. No tempo determinado por Deus, de acordo com a palavra do anjo, Izabel ficou grávida de João Batista, porem, se ocultou durante cinco meses. Certamente temendo ser chamada de mentirosa, uma vez que ela além de ser Idosa também era estéril. E quando ela estava no sexto mês de gestação, foi o anjo Gabriel, falar com Maria e José.

O ANJO GABRIEL. O nome Gabriel significa “Homem de Deus” (Daniel 8:6 e 9:21). Somente dois anjos recebem nome nas sagradas escrituras, a saber: Gabriel e Miguel (Lucas 1:19 e Apocalipse 12:7). Segundo as tradições judaicas Gabriel era o guardião dos tesouros sagrados. Gabriel é o mensageiro de paz e da restauração. Também é um dos sete anjos que assiste diante de Deus (Apocalipse 1:4). Como mensageiro de Deus agora estava incumbido de cumprir mais uma missão que era falar com Maria e José sobre o nascimento do Salvador do mundo, Jesus de Nazaré. Como o Deus de Israel estava para implantar uma nova dispensação, chamada de nova aliança, assim como foi na antiga aliança, ele envolveu o seu anjo, com a designação de “anjo do Senhor”, agora, não seria diferente, e o mesmo anjo veio trazer as boas novas.

ENVIADO POR DEUS. Existem os anjos de Deus espalhados em todo o universo e muitos dos quais estão na terra a serviço dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1:17). Mas existem anjos especiais que estão diretamente ligados ao trono de Deus o servindo em sua presença (Apocalipse 1:4), e Gabriel é um desses anjos. Quando Deus tem uma coisa grande a realizar na terra ele envia em missão um destes seus anjos. Quando o assunto é uma mensagem a ser transmitida aos seres humanos ele envia Gabriel, que é o seu anjo mensageiro.

A UMA CIDADE DA GALILEIA CHAMADA NAZARÉ. O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Galiléia, que compreendia aquele território que foi repartido pelas tribos de issacar, Zebulom, Naftali e Aser, e também uma parte de Dã, e da Peréia além do rio. A uma cidade chamada de Nazaré, no novo testamento, a cidade é descrita como local de nascimento de Maria mãe de Jesus, onde Jesus passou sua infância, por isso que em algumas referências ele é chamado de Nazareno. E por este motivo é um centro de peregrinação cristã, com muitos santuários cristãos nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...