quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:13

1 Timóteo 1:13 - A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
A MIM, QUE ANTES FOI BLASFEMO. A mim, era admirável até para o próprio Paulo a forma como foi alcançado pelo reino de Deus. Ele que era uma pessoa zelosa pela sua antiga religião, ao ponto de se empenhar pessoalmente para tentar destruir o cristianismo recém-estabelecido por Cristo. Confessa que blasfemava de Jesus, confessando ser ele um herege que veio para destruir o judaísmo. O apóstolo também blasfemava dos apóstolos, confessando de que eles estavam loucos. Blasfemava contra a igreja de Cristo e os seus discípulos. Suas palavras eram degradantes quando se reportava sobre o reino de Deus e de Cristo.

E PERSEGUIDOR. O Dr. Lucas se reporta sobre este Saulo perseguidor em Atos 9:1-4 - E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. Percebe-se nisto o poder transformador do evangelho de Cristo Jesus.

E INJURIOSO. Esta palavra fala sobre o indivíduo que emprega violência para atingir seus maus intentos. Também descreve aqueles que usam de ameaças e até de tortura para humilhar suas vítimas. Em suas campanhas de combate contra os cristãos, Saulo empregava da força de coação para intimidar os seguidores de Cristo e os fazer negarem a sua nova fé, em Jesus de Nazaré, como sendo o Messias prometido de Deus, e Cristo. Ele tratava com a maior ignorância possível os recém-convertidos ao cristianismo, lançando lhes impropérios e vergonha pública. Colocou-se a serviço dos sacerdotes judeus para perseguir, prender e matar os cristãos.

MAS ALCANCEI MISERICÓRDIA. Reconhece publicamente que não mereciam nada de bom da parte de Deus. Por ter sido alguém que fez tantos males contra a igreja de Cristo. Mas, a misericórdia de Deus é maior do que os nossos pecados e ultrapassa em muito a nossa ignorância quanto ao que não conhecemos. O exemplo de Saulo nos deixa o ensino de que precisamos olhar com cautela para com aquelas pessoas que se levantam contra nós por sermos representantes do reino de Deus. Hoje a pessoa pode estar do outro lado e mais tarde ser transformada pelo poder do evangelho de Cristo e passar a ser útil para o serviço de Cristo e do seu reino.

PORQUE O FIZ IGNORANTEMENTE NA INCREDULIDADE. A ignorância citada pelo apóstolo diz respeito à falta de conhecimento da realidade quanto às coisas de Deus. E a incredulidade fala da falta de conceitos corretos sobre a vontade de Deus. As pessoas que ainda não nasceram para uma nova vida em Cristo Jesus, não compreendem as coisas espirituais. E aquelas pessoas que ainda não foram transformadas pelo evangelho libertador, não tem como exercerem legitimamente a fé cristã, por não ter recebido este dom maravilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...