quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:8

1 Timóteo 2:8 - Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
QUERO, POIS QUE. As atividades evangelísticas do apóstolo, como pregador do evangelho de Jesus Cristo, tinha finalidades e objetivos bem definidos, e ele deixa bem claro neste versículo bíblico. O autor expressa seu deseja mais profundo nesta passagem do evangelho como sendo algo que o impulsionava a exercer com dedicação seu ministério de pregação das boas novas do evangelho. Paulo além de se empenhar em suas atividades evangelística e missionária, ele queria ver o resultado do seu trabalho.

OS HOMENS. Em texto anterior o escritor afirma que o desejo de Deus é de que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade, ´porque foi para isso que o Cristo de Deus se deu a si mesmo em preço de redenção. Os homens a quem se refere o autor dizem respeito a qualquer ser humano em qualquer lugar do mundo, até porque a nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, não é exclusivista como a aliança da lei, que foi celebrada somente com o Israel de Deus, como sendo a nação eleita.

OREM. Os judeus, como seguidores do monoteísmo, oravam somente ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, os seguidores das seitas heréticas, que eram politeístas, faziam suas orações aos ídolos e as imagens de esculturas. E todos aqueles que se convertiam ao cristianismo, faziam suas orações ao Criador de todas as coisas, e também ao seu Cristo, como sendo o Emanuel de Deus, ou seja, Jesus e o Pai eram a mesma pessoa.

EM TODO O LUGAR. Essa frase declara sobre a abrangência da nova aliança de Deus com a igreja mediante o Cristo, Salvador e Redentor. Conforme já relatado, a antiga aliança da lei, foi promulgado exclusivamente com uma nação eleita, que foi o Israel de Deus, pacto este feito com Abraão, renovado com Isaque e confirmado com Jacó. Mas, a nova aliança foi feita com qualquer um que aceitar a Cristo como sendo seu Salvador.

LEVANTANDO MÃOS SANTAS. O levantar as mão para os céus, sempre foi um sinal de adoração ao Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Assim sendo, o autor expressa seu desejo de que todos os moradores da terra passem a invocar o Deus dos céus, que houve as orações dos filhos dos homens e tem a capacidade de responder as suas petições. Essa também é uma frase do evangelho que falar da santidade de vida.

SEM IRA. O exercício pleno do ministério de Cristo para implantar a nova dispensação da graça, despertou nos judeus a ira e o ódio deles, até que conseguiram matar o Cristo de Deus. Porem, não mataram a nova religião implantada pelo Senhor Jesus, o cristianismo. As demais religiões do primeiro século da era cristã também passaram a odiarem os seguidores do Cristo de Deus, porque o cristianismo passou a ser uma ameaça para elas.

NEM CONTENDA. De forma que, onde havia um cristão verdadeiro, que invocava o Emanuel de Deus, aquele que veio como sendo o Messias de Deus, Jesus de Nazaré, era alvo das perseguições dos inimigos do evangelho. E Paulo, bem como os demais líderes da igreja primitiva ensinava aos seguidores do Senhor Jesus que, não discutissem com ninguém por causa de religião, nem contendesse com quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...