quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:3

1 Timóteo 1:3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina.
COMO TE ROGUEI. Paulo era de fato o pai na fé de Timóteo. Por isso ele usou de tal influencia sobre seu auxiliar. O verbo usado pelo escritor neste caso “roguei” tem o sentido de exortar, aconselhar, advertir. Com isso podemos dizer que o apóstolo insistiu com Timóteo para que ele permanecesse naquela região, porque ele tinha uma missão importante na cidade de Éfeso. Os comentaristas bíblicos seguem a sugestão de que Timóteo desejava mesmo era acompanhar o apóstolo rumo a Macedônia. Todavia, sabendo Paulo que as coisas não estavam bem com alguns líderes na igreja de Éfeso, achou por bem recomendar que ele ficasse naquela cidade.

QUANDO PARTI. Paulo era um missionário nato e para isso foi chamado e escolhido pelo Senhor Jesus para pregar o evangelho das boas novas aos gentios, além-fronteiras de Israel. O livro de Atos dos apóstolos narra suas idas e vindas em viagens missionárias para propagar as boas novas da nova aliança aonde Cristo ainda não era conhecido. E suas cartas às igrejas e epístolas pastorais também complementam as informações das muitas igrejas fundadas por ele. Seguindo a direção do Espírito de Cristo ele estava sempre pronto a partir em busca de novas terras para evangelizar.

PARA A MACEDÔNIA. Seguindo a cronologia das narrativas do livro de Atos não temos como identificar tal viagem de Paulo citada neste texto. Mas é comum a opinião de que esta viagem se deu após o período do seu primeiro aprisionamento, quando foi liberto. Sobre a Macedônia, era uma província romana, que ficava limitada pelas terras altas Albanesas a oeste, pelos montes Shar ao norte pelas montanhas Rodope a leste e pelo mar Egeu ao sul. O antigo território da Macedônia desde 1913 tem sido dividido entre a Grécia, Iugoslávia, (Sérvia antes de 1918) e a Bulgária. É o que se sabe.

QUE FICASSES EM ÉFESO. O pedido de Paulo em forma de exortação ao seu filho na fé Timóteo era para que ele permanecesse em Éfeso. Esta cidade se tornara uma província romana de notável importância. Era um centro de grandes atividades religiosas, com o culto de adoração ao imperador, além de naquela cidade ser a sede da grande deusa chamada Artemisa ou Diana. Não menos do que se tornou um lugar de muita grandeza para o cristianismo. Assim como as demais religiões encontrou solo fértil naquela cidade, o cristianismo chegou com força total também. Portanto, era de fundamental importância à permanência de Timóteo naquele lugar.

PARA ADVERTIRES A ALGUNS, QUE NÃO ENSINEM OUTRA DOUTRINA. Eis a razão do pedido do apóstolo para que Timóteo ficasse em Éfeso. Além do paganismo que prevalecia na cidade, a igreja tinha que lidar com as heresias que surgiram no próprio seio da igreja. Os judeus que entravam na comunidade cristã insistiam de que os cristãos deviam guardar a legislação de Moisés. Mas o pior era a heresia do gnosticismo, que tentava deturpar a mensagem do evangelho de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...