sábado, 8 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:10-11

1 Timóteo 4:10-11 - Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as.
PORQUE PARA ISSO TRABALHAMOS E LUTAMOS. Em texto anterior o autor fala que temos a promessa da vida presente e da que há de vir. Baseado nesta promessa é que a igreja resistia aos ataques constantes dos inimigos do cristianismo, como o império romano, os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e os líderes das seitas heréticas do paganismo. Os trabalhos citados neste texto, fala das atividades em prol do evangelho de Cristo. E as lutas, nos ensinam sobre as batalhas travadas em defesa da fé cristã.

POIS, ESPERAMOS. Os inimigos do cristianismo confiavam em suas metodologias humanas para combaterem o crescimento da igreja de Cristo e barrarem o desenvolvimento e o progresso do evangelho na terra. Mas, os líderes da igreja primitiva depositavam a esperança no trabalhar do Deus Todo-poderoso, que estava sempre em atividade contribuindo de forma decisiva para cumprir seus planos em Cristo Jesus.

NO DEUS VIVO. Essa é uma expressão usada pelos autores bíblicos para representar o Deus único e verdadeiro, Criador de todas as coisas. As seitas heréticas pregavam e criam nas falsas divindades, nos seus ídolos mortos e nas imagens de esculturas, que são deuses mortos. Mas a igreja de Cristo esperava em um Deus vivo e verdadeiro que trabalha em prol daquele que nele espera. Cristo não permaneceu morto, ele ressuscitou e está vivo.

QUE É SALVADOR. O Velho Testamento fala do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó como sendo o Salvador de todos os homens. Já o Novo Testamento fala do mesmo Deus Pai como sendo o Salvador de todos os homens por meio de Cristo Jesus nosso Senhor. O próprio nome de Jesus significa Salvador, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). Jesus é o Salvador porque ele realizou a propiciação pela sua igreja.

DE TODOS OS HOMENS. Essa é uma frase que se repete em várias passagens bíblicas e que o Novo Testamento em sua mensagem Cristocêntrica massifica na obra perfeita de redenção realizada por Cristo Jesus. A propiciação realizada pelo Senhor Jesus na cruz do calvário foi o sacrifício perfeito em lugar dos homens, que aplacou a ira de Deus, produzindo assim a reconciliação do Criador com a criação.

PRINCIPALMENTE DOS FIEIS. A obra de redenção tem um alcance universal no que diz respeito a reconciliação da criação com Deus e atinge todos os homens no plano humano. Mas, no plano prático de resultados no que tange a salvação isso pode ser visto com a igreja remida de Cristo. Estes fiéis sobre os quais fala o escritor, diz respeito a todos aqueles que nasceram de nova para uma nova vida em Cristo Jesus nosso Senhor.

MANDA ESTAS COISAS E ENSINA-AS. Timóteo era um líder da igreja, consagrado e ordenado ao ministério pelo próprio apóstolo, e como tal, ele devia exercer sua autoridade colocando a casa em ordem. E isso ele devia fazer por meio do ensina da palavra de Deus, até porque ele conhecia bem as doutrinas cristãs já implantadas nas igrejas por Paulo e pelos demais apóstolos. O que ele devia fazer era apenas ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...