terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:5-6

1 Timóteo 5:5-6 - Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus, e persevera de noite e de dia em rogos e orações. Mas a que vive em deleites, vivendo está morta.
ORA, A QUE É VERDADEIRAMENTE VIÚVA. Existiam na igreja primitiva umas viúvas que tinham condições financeiras boas e estas não precisavam da ajuda dos outros. Existiam também algumas outras viúvas que eram cuidadas pelos seus filhos, netos ou parentes. Mas também existiam aquelas viúvas que eram totalmente desamparadas por não terem família que as ajudassem. São a estas que o autor chama de verdadeiras viúvas que precisam da ajuda da igreja para sobreviverem, não tinham pensão nem aposentadoria.

E DESAMPARADA. As culturas mais antigas eram machistas ao extremo, ao ponto de não reconhecerem os direitos das mulheres como esposas, em que elas não tinham direitos sobre a herança dos seus maridos, quando estes faleciam. Assim sendo, as mulheres ficavam totalmente desamparadas quando perdiam seus maridos, isso se os filhos que eram os herdeiros, não lhes amparassem ficavam em situação de penúria.

ESPERA EM DEUS. Todavia, aquelas que eram convertidas ao cristianismo, não se desesperavam, nem partiam para a prostituição como meio de ganharem o seu pão de cada dia para sobreviverem. Porem, ficavam nos pés do Senhor, confiando que o Criador cuidaria delas, abençoado e abrindo portas para lhes suprirem as necessidades. São sobre estas, que o apóstolo recomenda que o ministério deveria ajudar de fato.

E PERSEVERA DE NOITE E DE DIA. A vida de santificação era uma forma de identificar as verdadeiras mulheres de Deus. Ninguém que atenta para uma vida voltada para a busca das coisas de Deus fica desamparado, isso porque Deus cuida dos seus, como o bom pai que cuida dos seus filhos e filhas. Aquelas viúvas que se dedicavam a vida piedosa de oração e consagração na presença de Deus, o ministério deveriam lhes ajudar de verdade.

EM ROGOS E ORAÇÕES. O apóstolo mostra como viviam as verdadeiras viúvas e mulheres que serviam a Deus. Diante de suas necessidades, em vez de entrarem pelo caminho da prostituição elas se dedicavam cada vez mais em buscarem a presença de Deus e os seus favores. Rogar neste caso é diferente de uma simples oração porque expressa uma busca com choro e entrega de alma. Já a oração representam os pedidos feitos a Deus.

MAS A QUE VIVE EM DELEITES. No entanto, algumas viúvas que mesmo fazendo parte da comunidade cristã, mas que não eram convertidas de verdade entravam por outro caminho, que era justamente o caminho da prostituição, dos vícios e dos deleites carnais. Com isso, não se firmavam nos caminhos do evangelho, porque se desviavam pelas veredas da carnalidade vivendo para os prazeres da vida, e não para o reino de Deus.

VIVENDO ESTÁ MORTA. O escritor fala sobre o defunto ambulante, que são pessoas que estão vivas no corpo, mas que estão mortas no espírito. Paulo escrevendo aos Romanos ele trava um debate sobre os que vivem para a carne, o que gera a morte espiritual e os que vivem para o espírito, que gera vida e vida com abundância. As viúvas que viviam para os deleites e os prazeres da carne, mesmo vivas no corpo, mas estavam mortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...