quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:5

1 Timóteo 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
PORQUE HÁ UM SÓ. O autor entra em um debate polêmico, principalmente com os judeus, que eram extremamente monoteístas, ou seja, eles só adoravam, invocavam e faziam suas orações a o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Enquanto que, os gnósticos adoravam as entidades espirituais, que chamavam de aeons. Já os seguidores das seitas heréticas eram todos politeístas, adorando e venerando os seus ídolos e imagens de esculturas. Por fim, os cristãos adoravam e invocavam Jesus Cristo, Filho de Deus Pai.

DEUS. Todos aqueles que faziam parte do cristianismo seguiam a mesma linha teológica dos judeus, no tocante a adoração ao Deus único e verdadeiro, que era o mesmo Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Este é o Deus poderoso, Criador de todas as coisas, o Deus de bondade e misericórdia, que por amor deu o seu unigênito Filho, Jesus Cristo, como Salvador da humanidade. Este é o mesmo Deus que por fidelidade a sua promessa feita a Abraão, renovada a Isaque e confirmada a Jacó, resgatou Israel do Egito com mão forte.

E UM SÓ MEDIADOR. Os judeus tinham a pessoa de Moisés como um mediador do pacto da lei. Mas, para os cristãos, Deus enviou o seu Messias, o Emanuel, ou seja, Deus conosco e o estabeleceu como único Mediador entre Deus e os homens. Deus prometeu que o seu Cristo seria o Sumo Sacerdote da nova aliança. Porem, para que isso fosse possível, Deus o ressuscitou de entre os mortos, e o exaltou a sua destra nas alturas.

ENTRE DEUS. A nova aliança foi prometida, e Deus em sua fidelidade, cumpriu sua palavra, ao enviar o seu Cristo. A vida e o ministério do Senhor Jesus entre os homens já foi o suficiente como prova de que ele era o Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquesedeque do Salmos 100:4. Desde que foi estabelecida a nova aliança da graça de Deus para com os homens, que o Senhor Jesus Cristo foi posto como único Mediador.

E O HOMEM. O homem, neste caso, é uma citação genérica, porque representa a humanidade de homens e mulheres. O homem foi criado a imagem e semelhança do seu Criador, porem, por causa do pecado, os seres humanos passaram a ser vitimas dos seus próprios erros, uma vez que, a natureza e a personalidade de todos foram atingidas pela síndrome do pecado. Mas Cristo veio para resolver os problemas dos homens.

JESUS CRISTO. “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, que é uma transliteração do nome de Josué, que também ficou sendo conhecido de Jesus de Nazaré. Conforme o evangelho das boas novas, o nome de Jesus significa aquele que veio para salvar, e falar sobre o nome de Jesus é falar sobre sua humanidade. Já o nome Cristo, nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus, como Mediador entre Deus e os homens.

HOMEM. O mesmo escritor, escrevendo em uma de suas cartas, ele fala sobre a humanidade de Cristo e diz o seguinte: Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Jesus era homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...