quarta-feira, 12 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:21

1 Timóteo 5:21 - Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.
CONJURO-TE. O escritor usa a totalidade de sua autoridade para demostrar que estas regras são fieis e verdadeira, no sentido que devem ser postas em prática, quanto aos cuidados daqueles que faziam parte do ministério. Essa exortação da parte de Paulo deve ser levada a sério como se ele estivesse presente ou falando face a face com Timóteo e com os seus leitores. Não por em prática tais regras era desconsiderar que ele era o apóstolo de Cristo enviado aos gentios, como missionário do reino de Deus.

DIANTE DE DEUS. Se a autoridade de Paulo fosse desconsidera, mas que Timóteo e os seus leitores pelo menos considerasse que era em nome de Deus que ele estava repassando tais ensinos ou doutrinas, quanto aos presbíteros. Na realidade este tipo de conjuração não era muito utilizada pelos líderes da igreja primitiva, mas somente em casos em que a autoridade apostólica estava sendo questionada. O escritor estava afirmando que, era um legítimo representante de Deus e que sua chamada era digna.

E DO SENHOR. Desde antes da sua vinda como sendo o Cristo de Deus, que o Senhor Jesus já era chamado pelas profecias messiânicas de Senhor. O profeta (Daniel 7:14) é um dos textos do Velho Testamento que de maneira clara revela o Senhorio do Cristo de Deus. E (Filipenses 2:9-11) nos ensina de como o Filho de Deus se tornou o Senhor dos senhores. Como sendo o Messias de Deus, Cristo Jesus veio como sendo Rei dos reis.

JESUS CRISTO. A designação “Senhor Jesus Cristo” fala do título completo do Filho de Deus. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e quer dizer o Salvador ou aquele que veio salvar o seu povo dos seus pecados. Já o sobrenome Cristo, nos ensina sobre o Messias de Deus que veio para servir de propiciação em lugar dos seus remidos. Falar sobre Cristo é falar sobre a redenção da humanidade por meio da reconciliação com Deus.

E DOS ANJOS ELEITOS. Para dar autoridade absoluta as suas palavras, o apóstolo fala que estava enviando sua carta em nome do Deus Criador de todas as coisas, em nome do salvador da igreja, o Senhor Jesus Cristo e também na presença de todos os anjos, arcanjos, querubins e serafins. Não receber as recomendações enviadas nesta carta do apóstolo era a mesma coisa que negar o nome de Deus, de Jesus Cristo e dos seus anjos.

QUE SEM PREVENÇÃO GUARDES ESTAS COISAS. Uma mensagem subliminar nos deixa transparecer que Timóteo poderia estar sendo coagido a não por em prática tais exortações da parte da Paulo. Há quem diga que outras autoridades apostólica estavam agindo na igreja de Éfeso tentando rebaixar a autoridade de Paulo. No entanto, o apóstolo dos gentios solicita encarecidamente a Timóteo que não rejeites seus ensinos.

NADA FAZENDO POR PARCIALIDADE. São duas cartas orientadoras que Paulo envia ao seu filho na fé e companheiro de ministério Timóteo, em que tudo que estava escrito era para o bem do ministério de seu amigo e a edificação da igreja que estava sob seus cuidados. Todo o conteúdo era digno de ser posto em prática e Timóteo não poderia rejeitar uma parte, achando que somente algumas coisas eram importantes ou uteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...