quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:14-15

1 Timóteo 1:14-15 - E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo. Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
E A GRAÇA DE NOSSO SENHOR SUPERABUNDOU COM A FÉ. A nossa salvação é pela graça de Deus e de Cristo (Efésios 2:8). E esta graça representa um favor não merecido. O apóstolo anteriormente havia escrito sobre quem ele era alguém que não merecia a misericórdia de Deus, mas que este graça divina lhe alcançou. Sobre o Senhorio de Cristo, podemos encontrar em (Filipenses 2:11 e Romanos 1:4). Já sobre a fé, diz o evangelho em Hebreus 11:1 - ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Nesta aliança de misericórdia divina e falhas humanas, entramos com a nossa fé, e o Senhor entra com sua superabundante graça, que supera os nossos pecados, e saímos ganhando em tudo.

E O AMOR QUE HÁ EM JESUS CRISTO. O que o apóstolo reconhece em sua chamada para o ministério e para a salvação é que foi o amor de Cristo que o atraiu. Este amor de Cristo pelos pecadores perdidos é inconfundível, e o testemunho de cada um de nós que fazemos parte do reino de Cristo é a prova maior disto. Sabendo Paulo quem era antes de se converter e o que praticou contra a igreja do Senhor Jesus, ele mais que qualquer outro tinha mais que razão para mencionar este tão grande amor de Cristo, em resgatá-lo dos seus caminhos errados, e o trazer para a luz do evangelho. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e Cristo é o ungido e enviado de Deus Pai.

ESTA É UMA PALAVRA FIEL, E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO. Os Judeus não deram crédito à mensagem do evangelho anunciada por Cristo, nem aceitavam as boas novas pregadas pelo apóstolo Paulo. Todavia, como a nova aliança de Deus com a humanidade era universal, as demais nações do mundo, ou seja, os gentios estavam de bom grado recebendo a palavra de Deus. E Paulo, como sendo o apóstolo dos gentios, por onde passava dava testemunho desta tão grande salvação conquistada pelo Cristo de Deus, por meio do seu sacrifício expiatório em nosso lugar. A lei de Moisés era coisa do passado, a filosofia dos gnósticos era mitológica, mas a mensagem genuína das boas novas do evangelho glorioso de Cristo era digna de toda aceitação.

QUE CRISTO VEIO AO MUNDO PARA SALVAR. Desde o primeiro livro do velho testamento, na lei, nos salmos e nos profetas haviam promessas feitas por Deus de enviar o Messias para salvar a humanidade. E o nascimento, vida e morte de Jesus de Nazaré, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi a concretização destas promessas feitas pelo Criador. João 3:17 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

OS PECADORES, DOS QUAIS EU SOU O PRINCIPAL. Cristo veio salvar os “pecadores”. E estes pecadores que são beneficiados com a salvação do Cristo de Deus são justamente os que reconhecem que são fracos e falhos e que precisam do perdão de Cristo. São os que se arrependem dos seus pedados e se convertem dos seus maus caminhos para se tornarem em uma nova criatura. Paulo se achava o pior deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...