sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:7-8

1 Timóteo 6:7-8 - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso, contentes.
PORQUE NADA TROUXEMOS. O homem natural não entende nada do que está exposto neste texto bíblico, porque o ser humano materialista só se preocupa com as coisas desta vida. Quando o ser humano nasce sobre a terra ele vem nu e despido de qualquer valor material, nasce apenas com a possibilidade de sobreviver a tantas coisas que no mundo acontece. O homem ao nascer não traz consigo nenhuma riqueza material, não possui poder político ou social, nem vem com qualquer fama aparente diante da sociedade.

PARA ESTE MUNDO. Quando o autor se refere a este mundo, certamente ele está tratando desta vida terrena com seus sistemas e subsistemas mais diversos. Essa referência diz respeito ao planeta terra onde nascemos, moramos e de onde vamos partir para a eternidade. Todos nascem na terra desprovidos de todos os privilégios que a vida proporciona, incluindo as riquezas que alguns adquirem com as oportunidades da vida.

E MANIFESTO É QUE. Na mente do homem materialista, ele constrói seus castelos ilusórios de que, tudo aquilo que ele acumula durante a sua existência terrena, há de o acompanhar para sempre. Quando a realidade e as verdades espirituais manifestam de que ao partir desta vida, o homem deixa tudo para traz, por não poder traspor com as coisas materiais a nova dimensão de vida, na eternidade, com Deus ou sem Deus.

NADA PODEMOS LEVAR DELE. O homem por mais rico que seja não pode levar seus tesouros para além da vida biológica. O ser humano por mais poderoso que se possa imaginar, quando parte desta vida para a outra, não passa de um defunto, que logo se torna podre, tendo que ser enterrado em baixo da terra, porque fora dela, ninguém suportaria. De forma que, o mais importante não é o que o homem possui sobre a terra.

TENDO POREM, SUSTENTO. Certeza há de que o apóstolo tenta por meio desta mensagem confortar a igreja de Cristo, ela que vinha a anos suportando tantas perseguições. O apóstolo tenta confortar aos irmãos, que perderam seus bens, por conta do confisco do Estado, de que, neste momento, o mais importante era ter o pão de cada dia. Bastava o alimento para a sobrevivência e isso era o suficiente e o necessário.

E COM QUE NOS COBRIRMOS. As perseguições impetradas pelos opositores do cristianismo e o confisco levantado pelo Estado romano contra a igreja de Cristo, tornava os seguidores do reino de Deus pobres economicamente. Por isso que, o apóstolo busca confortar ao povo de Deus, que se contentassem com as coisas necessárias desta vida. O que mais importava para a igreja neste momento de sua existência era a volta de Cristo.

ESTEJAMOS COM ISSO, CONTENTES. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a salvação? O evangelho revela aos seguidores de Cristo que, as coisas desta vida são passageiras, e o que o mais importante é ter as promessas de Cristo. E estas promessas da parte de Cristo, o Salvador, e vida eterna, vida abundante, vida plena. Deus supre as necessidades do seu povo para que vivamos contentes e alegres com todo que temos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...