sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:12

1 Timóteo 6:12 - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
MILITA A BOA MILÍCIA. O autor usa uma linguagem militar para representar as batalhas enfrentadas pela igreja de Cristo rumo as mansões celestiais. De fato é uma luta em que todos os dias precisamos vencer vários inimigos para continuar sendo soldados do exército de Cristo. A milícia é boa, porque vale a pena servir ao Rei Jesus Cristo, até porque o resultado será o cumprimento de suas promessas na vida de todos aqueles que forem fieis. O escritor estimula seus leitores a continuarem lutando pela salvação.

DA FÉ. De acordo com a legislação de Moisés, ou a dispensação da lei, se fazia necessário e obrigatório a obediência as regras estabelecidas por Moisés. Já na dispensação da graça, ou nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, o justo viverá pela fé. Esta fé está baseada nas boas novas do evangelho e deve ser depositada em Cristo Jesus e sua obra perfeita e poderosa de redenção pela propiciação e reconciliação. O exercício desta fé é o primeiro passo da salvação, seguido pelo arrependimento e transformação de vida.

TOMA POSSE. O escritor ver a entrada na vida eterna como á conquista de uma cidade pelo exército vencedor. O Novo Testamento nos ensina sobre a Nova Jerusalém, uma cidade celestial, onde os salvos em Cristo Jesus irão morar eternamente. O desafio é permanente, no sentido de lutar como soldado de Cristo para conquistar a vida eterna. Quem tiver o privilégio de ir morar na Jerusalém celestial, será mais que vencedor.

DA VIDA ETERNA. Foi para isso que o Messias de Deus se manifestou por meio da pessoa bendita de Cristo Jesus, para prodigalizar a propiciação e realizar a reconciliação de Deus com a humanidade. Essa vida eterna é sinônimo de Salvação, em que os remidos de Cristo serão contemplados com uma nova modalidade de vida espiritual, onde não haverá mais sofrimentos, mas sim, felicidade permanente e abundante nas mansões celestiais.

PARA A QUAL FOSTES CHAMADO. Neste sentido, encontramos várias expressões nas páginas da palavra de Deus ensinando como essa chamada para a salvação se dá. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu escolhi a vós, e vos nomeie (João 15:16). Essa chamada é explicada por Paulo em (Romanos 8:29-30). Sobre a predestinação cristã pode ser lido em (Efésios 1:5-6). Ser chamado para a salvação é segurança e vida.

TENDA JÁ FEITO BOA CONFISSÃO. Paulo dá testemunho a respeito do seu companheiro de ministério, ao declarar que, Timóteo já deu provas suficientes de boa confissão cristã. Ser um comum seguidor do reino de Deus é uma coisa, mais ser um aprovado ministro do evangelho é uma tarefa que exige um bom testemunho de quem deseja cumprir a sua missão. Para Paulo, o seu amigo de ministério já estava aprovado.

DIANTE DE MUITAS TESTEMUNHAS. A vida de Timóteo era uma carta aberta diante de toda a igreja de Cristo, não somente perante a comunidade cristã de Éfeso, mas em muitas partes do mundo, até porque Timóteo já havia feito muitas viagens missionárias com o grande apóstolo Paulo. Ao que tudo indica, é bem provável que o ministério de Timóteo estava sendo posto a prova, porem, Paulo sai em sua defesa, falando bem dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...