quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:17

1 Timóteo 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
ORA, AO REI DOS SÉCULOS. Encontramos mais uma das doxologias escritas por Paulo em suas epístolas. Essas doxologias expressam a mais pura gratidão a Deus pela sua graça e misericórdia sobre nossas vidas, assim como revelam em forma de exaltação a grandeza de Cristo naquilo que ele representa para cada um de nós. Ao rei dos séculos, se refere ao Deus eterno, aquele que vive para todo o sempre. Ele é chamado de Rei (Apocalipse 15:3), Cristo é Rei de reis em (1 Timóteo 6:15), No pensamento dos Hebreus a expressão Rei dos séculos é a mesma coisa que Rei do universo, ele está acima de todos os reis e senhores da terra. Com isso entendemos que o Senhor é o altíssimo, porque ele é a autoridade suprema, que concentra todo poder.

IMORTAL. O Senhor é imortal. A morte não o atinge nem tem poder sobre ele. Ele não pode morrer, até porque nunca deixará de existir, porque é auto existente, existe por si mesma, sem depender de nada nem de ninguém para existir e viver. Sua eternidade não tem fim. É o Senhor da vida e da existência. Nunca será atingido por nenhuma forma de corruptibilidade nem nada o tornará perecível. Este e outros textos das sagradas escrituras falam da imortalidade do Senhor. O ser humano por mais forte e poderoso que seja um dia será vencido pela morte. Todavia, o nosso Deus nunca será atingido pela morte. Ele é a vida e nele estar à vida, e por ele temos a vida eterna.

INVISÍVEL. O Deus invisível. Este é o Deus que não se manifesta diretamente, porque o ser humano no estado em que se encontra não tem condições de compreendê-lo, mas que se manifestou por intermédio do Logos eterno, Cristo Jesus, que é o seu representante direto e exato. Cristo foi a epifania de Deus da forma que os seres humanos pudessem compreender aquilo que foi permitido ver sobre a divindade. Ele veio para que os homens tomassem conhecimento dos bons planos do criador para com suas criaturas. Nenhum ser humano pode ver Deus, mas Cristo o manifestou.

AO ÚNICO DEUS SÁBIO. A sua sabedoria é sem limites. Ele sabe de tudo, porque é Onisciente e Onipresente. Conhece a nossa história como a palma de suas próprias mãos. Não tem amnésia, pelo contrário tem conhecimento absoluto de tudo que já ocorreu desde o princípio. Ele sabe o que nos ocorre no dia a dia. E além de conhecer antecipadamente o nosso Destino, propõe o melhor para o nosso futuro. Quando se afirma que ele é único é porque nenhuma divindade da mitologia religiosa pode se igualar a ele. Nada está fora do alcança de seus conhecimentos, conhece profundamente o passado e o futura antes de acontecer.

SEJA HONRA E GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE. AMÉM. A ele honra. Reconhecemos a sua majestade e nos rendemos diante de sua grandeza. Engrandecemos a ele pelos seus feitos poderosos, e o exaltamos porque sabemos de que ele é digno. O reverenciamos com temor e respeito por sermos servos de sua excelência. A ele pertence à glória para todo o sempre. Seu esplendor é magnânimo ao nosso conhecimento. Sua luz fulgurante brilha mais do que qualquer astro celestial. Sua aparência esplendorosa não há palavras que há descreva. Sua pureza é tão alva quando o fulgor incontentável da mais pura luz. Não somente agora, mas para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...