domingo, 23 de outubro de 2016

Efésios 1:8-9

Efésios 1:8-9 - Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo.
QUE ELE. “Ele” se refere a Cristo Jesus, que fez abundar sobre nós a sua graça, manifestando a redenção dos nossos pecados pela remissão das nossas culpas. O Messias prometido nas escrituras do velho testamento é o Cristo de Deus do novo testamento que serviu como Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo. Por meio de sua obra expiatória comprou para si gente de todos os povos, aqueles que fazem parte de sua igreja. O sacrifício vicário do Filho de Deus em prol da humanidade nos tornou filhos de Deus por adoção e pertencentes à família divina.

FEZ ABUNDAR PARA CONOSCO. Os dons de Deus para com os que buscam o reino de Deus em primeiro lugar são sem medida, são realmente abundantes. Todos aqueles que nascem de novo para ser uma nova criatura em Cristo são abundantemente beneficiados com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais. Não tem limite o alcance beneficiário da redenção realizada por Jesus de Nazaré para conosco. E o efeito do reconhecimento desta reconciliação com Deus por Cristo é uma vida nova, repleta de sabedoria e controle próprio em toda maneira de viver.

EM TODA A SABEDORIA. Receber a Cristo em nossas vidas é ser alcançado pela sabedoria que vem do alto (Tiago 3:17). Até porque Cristo é em essência a sabedoria de Deus (1 Coríntios 1:24). No caso de Paulo ele recebeu até mais do que os demais apóstolos uma sabedoria descomunal a respeito das coisas do reino de Deus e de Cristo. Ninguém mais do que ele dos escritores do novo testamento teve uma compreensão mais avançada quanto aos efeitos da obra redentora realizada pelo Cristo de Deus. E ele diz que não recebeu tais ensinos de homem algum, mas pela revelação do próprio Cristo de Deus. Essa sabedoria é conhecimento sobre Cristo.

E PRUDÊNCIA. Quem é prudente tem a capacidade de enfrentar situações adversas com cuidado e moderação. A sabedoria e a prudência são qualidade por demais preciosas. Provérbios 16:16 - Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata. Cristo tem derramado abundantemente sobre a vida dos seus discípulos ou seguidores o controle próprio naquilo que falam e que fazem. Quem tem a sabedoria de Deus e age prudentemente é uma pessoa moderada e precavida em seus atos e ações.

DESCOBRINDO-NOS O MISTÉRIO DA SUA VONTADE. Cristo abriu-nos as cortinas do saber, no que concernem as coisas de Deus. Quando Paulo afirma que ele nos descobriu o mistério da vontade de Deus é que na sua vinda, o Emanuel, Deus conosco revelou-nos quem realmente Deus é. Nenhuma outra epifania, ou manifestação de Deus na terra foi tão real e objetiva em manifestar a essência de Deus, o quanto Jesus de Nazaré o fez. Eu e o Pai somos um (João 10:30), disse Jesus.

SEGUNDO O SEU BENEPLÁCITO, QUE PROPUSERA EM SI MESMO. Essa transparência do reino de Cristo em revelar o mistério da vontade de Deus partiu do Próprio Senhor que fez os céus e a terra. Segundo o beneplácito que propusera em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...