terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:17

1 Timóteo 5:17 - Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.
OS PRESBÍTEROS. Desde o começo da formação do ministério cristão, que sempre foram definidas várias funções e cargos para aqueles que governavam de alguma maneira a igreja de Cristo. O presbítero, neste caso, dizia respeito a uma autoridade local de uma comunidade cristã, que estava encarregado de gerenciar as atividades de uma igreja local. O presbítero também era conhecido como ancião por ser uma pessoa que alcançou maturidade espiritual, ao ponto de está credenciado para pregar e ensinar.

QUE GOVERNEM BEM. Descobrimos nesta frase uma das funções importantes de um presbítero, que era justamente ser um administrador das atividades de uma igreja ou região. Para que alguém fosse consagrado ao presbitério, antes deveria dar provas de que tinha a capacidade de governar bem as coisas da igreja de Cristo que estava sob seus cuidados. A função ou cargo de governo exercido pelos presbíteros nos ensina sobre a importância desta atividade dentro do ministério cristão na igreja primitiva.

SEJA ESTIMADOS POR DIGNOS. O autor apela para Timóteo, que neste tempo era um bispo supervisor, e também para a igreja, que tivessem a maior consideração possível para com os presbíteros, até porque eles tinham uma importância fundamental para a igreja local. A palavra presbítero aparece mais de sessenta vezes nas referências do Novo Testamento, muito mais que a palavra pastor, dada a sua importância na igreja primitiva.

DE DUPLICADA HONRA. O conselho do apóstolo, que também se considerava presbítero ou ancião era de que o respeito e a consideração fossem devotados aos presbíteros com honras duplicadas. Há que diga que, o fato de Paulo requerer duplicada honra aos presbíteros diz respeito ao reconhecimento de que eles além de serem anciãos locais de uma igreja, eles também deveriam ser reconhecidos como supervisores de uma região.

PRINCIPALMENTE OS QUE TRABALHAM. Como a palavra presbítero também cabe ao nome de ancião, é bem provável que alguns por se encontrarem na terceira idade e portanto já idosos, e por isso, já estavam jubilados, na linguagem de hoje, então estes não mais exerciam suas funções ministeriais. Porem, os que se encontravam na ativa eram merecedores de dupla honra, porque se dedicavam ao ensina da palavra.

NA PALAVRA. Certamente o autor se reporta sobre a mensagem genuína do evangelho das boas novas de Cristo. De forma que, os presbíteros tinham essa função importantíssima de transmitirem a palavra de Deus com autoridade para aquelas pessoas que ainda não conheciam as verdades sobre o Cristo de Deus. Estes que se esforçavam na transmissão do evangelho mereciam ser honrados pela igreja de Cristo e o ministério.

E NA DOUTRINA. Já nesta frase, encontramos o indicativo de que os presbíteros também estavam incumbidos de ensinarem as doutrinas da nova aliança para a igreja do Senhor Jesus. Estas doutrinas cristãs dizem respeito a tudo que envolve a mensagem do evangelho e as regras cristãs para a igreja de Cristo. Os presbíteros eram os guardiãs desta incumbência, no zelo de ensinarem sobre a nova aliança de Deus para a igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...