sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:6

1 Timóteo 4:6 - Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
PROPONDO ESTAS COISAS AOS IRMÃOS. O autor começa uma nova seção de sua carta expondo novas propostas ao seu companheiro de ministério, o exortando que ele fosse de fato fiel em sua missão, bem como fosse ele um transmissor para a igreja de Cristo dos ensinos da fé cristã. Como o apóstolo não podia está presente naquele momento, porque se encontrava em viagem missionária ou em outras atividades de supervisão das igrejas por ele fundadas, porem, solicitava a Timóteo que entregasse a mensagem à igreja.

SERÁS BOM MINISTRO. Paulo era um missionário muito ocupado na obra de Deus e ele tinha presa em levar o evangelho de Cristo aonde o Senhor Jesus ainda não era conhecido, por isso que, só ficava em uma cidade o tempo suficiente para fundar uma igreja. No entanto, onde ele fundava uma nova comunidade cristã deixava alguém responsável para cuidar do rebanho. No caso de Timóteo, ele foi ordenado ao ministério por Paulo, que por sua vez, o orientava por carta como ser um bom ministro de Cristo.

DE CRISTO JESUS. Os judaizantes estavam a serviço dos sacerdotes judeus, seguindo os ditames da legislação mosaica. Os falsos mestres gnósticos estavam a serviço de suas filosofias sufistas, Já os líderes das seitas heréticas do paganismo defendiam suas próprias religiões pagas. Enquanto que, os ministros do evangelho das boas novas estavam a serviço de Cristo Jesus o fundador do Cristianismo, a nova religião da verdade.

CRIADO COM AS PALAVRAS. Timóteo desde sua mais tenra idade foi sendo criado com a palavra de Deus, a começar por sua mãe Eunice e também por sua avó Loide. Depois, foi alcançado com o evangelho libertador do Senhor Jesus, mediante os trabalhos de pregação de Paulo. A partir de então, o apóstolo cuidou em instrui-lo de como ser um servo de Cristo, vindo tempos depois a consagra-lo ao ministério da igreja de Cristo.

DA FÉ. Essa é uma expressão muito bem compreendida nos dias da igreja primitiva que representava a fé cristã. Os judeus seguiam os ditames da lei, os gnósticos as filosofias e os pagãos as heresias, mas os cristãos seguiam a fé em Jesus Cristo como condição de fazer parte do reino de Deus, até porque, neste mesmo tempo, não havia um Novo Testamento escrito, como temos nos dias de hoje, expressando a nova aliança da graça.

E DA BOA DOUTRINA. A fé a que se reporta o autor no texto anterior diz respeito ao conjunto de doutrinas cristãs estabelecidas pelas profecias messiânicas, pelos ensinos de Cristo e por tudo aquilo que foi ensinado e escrito pelos líderes da igreja primitiva. A boa doutrina é justamente tudo aquilo que faz parte do evangelho das boas novas de Cristo, como sendo algo que é bom, porque só faz favorecer aos seguidores de Cristo.

QUE TENS SEGUIDO. Timóteo desde pequeno que teve o privilégio de ser contemplado com os ensinos da palavra de Deus. Primeiro pela sua mãe Eunice, depois pela sua avó Loide, e por fim, pelo próprio apóstolo Paulo, que o alcançou com o evangelho de Cristo. Todavia, ele não era apenas um conhecedor da palavra de Deus, mas mostrava o exemplo de alguém que era de fato zeloso em guardar com fé as doutrinas cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...