sábado, 8 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:16

1 Timóteo 4:16 - Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
TEM CUIDADO. Percebe-se as preocupações do escritor pelo seu filho na fé. Timóteo havia conhecido o evangelho por meio das atividades missionárias de Paulo, assim sendo, o grande apóstolo dos gentios teve o zelo em preparar aquele jovem para exercer com plenitude o seu ministério na obra de Deus. No seu conselho de pai na fé, o autor demonstra sua preocupação com Timóteo, ao alertar que ele tivesse cuidado com a sua fé, com a sua salvação pessoal e também com a salvação das ovelhas de Cristo.

DE TI MESMO. Era um momento delicado para as lideranças do cristianismo no tempo da igreja primitiva, porque várias forças contrárias se levantavam contra o bom andamento da obra de Deus. Éfeso, que era uma igreja importante naquela época, e que neste momento estava sendo administrada por Timóteo era alvo dos ataques dos inimigos do evangelho e Timóteo como o líder principal passou a ser o alvo primordial deles. De forma que, o cuidado de Timóteo por se mesmo deveria ser redobrado e com vigilância.

E DA DOUTRINA. O autor escreve algo importante para seu companheiro de ministério, em que, primeiro, ele deveria ser aplicado em sua vida de fé, aos ensinamentos de Cristo, sendo absolutamente fiel as doutrinas cristãs. Depois, que ele não fosse relapso no ensina dos mandamentos de Cristo para a igreja que estava sob seus cuidados. O líder cristão tem um papel fundamental no ensino bíblico para edificação da igreja de Cristo.

PERSEVERA NESTAS COISAS. Muitos seguidores de Cristo, por não suportarem as perseguições batiam em retiradas se desviando dos caminhos do Senhor. E para os líderes do cristianismo o perigo de prisão e de morte era sempre eminente. Daí a preocupação de Paulo, a fim de que, seu filho na fé permanecesse fazendo e cumprindo sua missão como ministro do evangelho das boas nova de Cristo, pela nova aliança.

PORQUE FAZENDO ISSO. Tem um ditado que diz: Se conselho fosse bom, não se dava, mas se vendia. Essa é a lógica do mundo, porem, com as coisas de Deus é diferente. O conselho do apóstolo era o melhor possível, no sentido de, desejar ardentemente a edificação do seu filho na fé e o seu desenvolvimento espiritual. Bastava que, Timóteo exercesse sua obediência as instruções do seu companheiro de ministério e tudo bem.

TE SALVARÁS, TANTO A TI MESMO. O escritor faz saber ao seu filho na fé a sua grande preocupação, em que o principal estava em jogo, que era justamente a salvação de Timóteo. Muitos estavam apostatando da fé e o resultado era a condenação e a morte eterna. A salvação é a principal coisa da vida daqueles que servem a Deus, isso porque, não adianta ganhar o mundo todo, e perder a alma para a perdição ou morte eterna.

COMO AOS QUE TE OUVEM. Timóteo foi alcançado para Cristo pelas pregações de Paulo e desta forma desfrutava da esperança de vida eterna. Da mesma maneira, Timóteo passou a ter a responsabilidade de ser um transmissor das boas novas do evangelho, e agora, contribuía para que outras pessoas fossem também alcançadas pelas boas novas do evangelho de Cristo. O trabalho de Timóteo não era vão no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...