quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:4

1 Timóteo 1:4 - Nem se deem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
NEM SE DEEM A FÁBULAS. Paulo quis dizer que a igreja em Éfeso não se preocupasse com estas coisas fúteis, sobre as quais ele fala em seguida. Que os irmãos não gastassem seu tempo nem perdessem seu tempo com algo que não traz nenhum proveito. Que não desperdiçassem suas energias com futilidades. Em Tito 1:14 se fala sobre “fábulas judaicas” e isso nos remete a dizer que os judeus penetras na comunidade cristã de Éfeso, tentavam implantar na igreja de Cristo elementos mitológicos do judaísmo. Porque os elementos da lei que diziam respeito ao Messias de Deus se cumpriram na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. Mas, eles se utilizavam do artifício de criarem lendas religiosas e fantasias legalistas como doutrinas.

OU A GENEALOGIAS INTERMINÁVEIS. Os Judeus se gastavam em suas intermináveis comprovações genealógicas para demostrarem de que pertenciam as mais importantes linhagens familiares. Usando instrumentos legalistas da antiga aliança é que se ufanavam de pertencerem às tribos das personagens que se destacaram na história de Israel. Já os gnósticos se utilizavam das árvores genealógicas para batizarem seus filhos em nome dos heróis históricos de suas nações. Na atualidade os mórmons são praticantes destes rituais, é tanto que em Salt Lake, nos Estados Unidos, possuem os mais completos registros genealógicos do mundo e que pertencem aos mórmons. Tudo isso o apóstolo refuta como descartáveis comparados ao evangelho de Cristo.

QUE MAIS PRODUZEM QUESTÕES. Coisas mais importantes do que as fábulas judaicas e as intermináveis genealogias era se voltar para as coisas que pertencem ao evangelho de Cristo. O religioso se ocupa de coisas pequenas que não levam a nada, enquanto que o cristão verdadeiro se aplica as coisas que produzem edificação espiritual. As escrituras falam sobre mandamentos de homens que são regras religiosas dos líderes tentando dominar os outros com suas intermináveis filosofias e ideologias pessoas. O evangelho é simples e qualquer pessoa que tem o Espírito de Deus tem condições de entender sua mensagem principal. A principal função do gnosticismo dentro das igrejas era para deturpar o evangelho de Cristo.

DO QUE EDIFICAÇÃO DE DEUS. O evangelho genuíno, esse sim produz na vida da igreja a benéfica edificação espiritual. A tentativa de implantar no cristianismo os elementos confusos da antiga aliança de Deus com Israel, só trazia confusão e divisão dentro da comunidade cristã. Assim como a bagagem mitológica do gnosticismo, nada de bom acrescentava no bem estar da igreja. Pelo contrário, estes chamados mistérios ocultos produzidos por mentes diabólicas, mas trazem confusão e destruição do que edificação da igreja de Cristo. Nem tudo que há nas igrejas vem da parte de Deus.

QUE CONSISTE NA FÉ, ASSIM O FAÇO AGORA. O evangelho de Cristo tem um fator primordial no crescimento de nossa fé, e na esperança que temos segundo nos promete a nova aliança de Deus com a humanidade. Tendo feito muitas atividades missionárias, agora, Paulo se ocupava na edificação das igrejas por ele fundadas. Transmitindo os ensinos do reino de Deus e provando que Cristo era o Messias prometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...