sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3: 13

1 Timóteo 3:13 - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
PORQUE OS QUE SERVIREM BEM. Uma das funções primordiais de um diácono é justamente servir a Deus e a igreja remida de Cristo. No princípio, quando esta função foi instituída pelo grupo apostólico tinha mais um dever social para com os mais necessitados da igreja. Já nos dias de hoje, o diácono fica a disposição do ministério para servir aos ministros e principalmente a igreja do Senhor Jesus. Depois de servirem bem como diáconos é que são designados como presbíteros ou outras funções.

COMO DIÁCONOS. Tem três palavras que eram usadas nos tempos bíblicos para descreverem o diaconato que são elas: servir, ajudar e suportar. No caso do cargo eclesiástico, diz respeito a “servir” com alegria a igreja de Cristo, como que servindo ao próprio Jesus. Esta função surgiu na igreja, no sentido de “ajudar” as viúvas que faziam parte da igreja, como também aos mais necessitados. Já em termos gerais, o diácono era uma designação para descrever aquele que “suportava” servir sem esperar recompensa.

ADQUIRIRÃO PARA SI. No caso do diácono, como função eclesiástica, eles serviam de fato de forma voluntária a igreja de Cristo e ao ministério. Porem, no que diz respeito a Deus, eles não serviam simplesmente sem esperar recompensa, porque todo aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar, as demais coisas lhes serão acrescentadas. Deus não fica devendo nada a ninguém, e ele recompensa a cada um, segundo a sua obra.

UMA BOA POSIÇÃO. Ser um diácono não é coisa de menos, em termos de ministério e função eclesiástica. Primeiro, porque quem serve a igreja de Cristo, pode estar certo de que está servindo ao próprio Cristo, isto porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra. Depois, quem serve bem como diácono, ganha o reconhecimento pelo ministério, e com isso, tem a possibilidade de exercer outras funções ministeriais na igreja de Cristo.

E MUITA CONFIANÇA. Servir bem a Deus e a igreja de Cristo como diácono se traduz como resultado em confiança da parte dos céus e dos líderes da igreja também. Como o serviço de diácono é voluntário, e quem assim o serve a igreja, faz sem esperar recompensa financeira ou humana, tal dedicação gera automaticamente confiança de que tal pessoa é um verdadeiro seguidor do reino de Deus e do evangelho de Cristo.

NA FÉ QUE HÁ. O esforço, a dedicação e o zelo exercidos por um verdadeiro diácono que serve a Deus e a igreja remida de Cristo resulta em muita fé por parte de quem assim age. O próprio serviço prestado a igreja por parte do diácono já pode se dizer que é a prática da fé genuína na pessoa bendita do Deus que é galardoador daqueles que nele esperam, até porque quem serve a igreja voluntariamente só espera em Deus.

EM CRISTO JESUS. O sobrenome Cristo, nos ensina sobre a missão redentora do Messias de Deus em prol da humanidade e principalmente da sua amada igreja. Quando o evangelho fala de Cristo, ele está falando sobre o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, sua natureza divina. Já o nome Jesus, nos ensina sobre a natureza humana do Filho de Deus, ele que veio como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...