terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:14-15

1 Timóteo 5:14-15 - Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer. Porque já algumas se desviaram, indo após Satanás.
QUERO, POIS, QUE AS QUE SÃO MOÇAS. O apóstolo usa sua autoridade como representante de Cristo e fundador de muitas igrejas no mundo gentílico para instruir a Timóteo sobre estas regras de comportamento para as várias classes de pessoas que faziam parte da comunidade cristã. As moças, sobre as quais ele se reporta dizia respeito aquelas jovens que ainda viviam solteiras e sob a tutela dos seus pais. Diferente das viúvas, mesmos que fossem ainda jovens, mas que já haviam se casado.

SE CASEM. O conselho ou exortação em forma de ensino ou regra do apóstolo era para que mais tarde, essas jovens não entrassem pelo caminho do erro, se deixando levar pelos desejos da carnalidade, trilhando o caminho da prostituição. As moças que faziam parte da igreja de Cristo tinham que viver diferente das moças incrédulas, onde seus objetivos como servas de Cristo eram se casar e gerar uma família para glória de Deus.

GEREM FILHOS. Na cultura judaica esse era o papel de uma mulher, construir uma família gerando filhos para a continuidade de seus antepassados. O cristianismo primitivo herdou do judaísmo certas tradições, que com o passar do tempo isso foi sendo aperfeiçoado, principalmente no mundo gentílico. Portanto, o escritor expõe seu pensamento de acordo com os costumes do cristianismo primitivo e não moderno de hoje em dia.

GOVERNEM A CASA. Esta é uma frase que representa bem o papel de uma verdadeira dona de casa no pensamento dos líderes cristãos da época da igreja primitiva. No caso do esposo, ele estava no papel de provedor e para tanto, suas atividades eram no campo ou no comercio. Enquanto que, as esposas cuidavam em governar bem a sua própria casa. O conselho do escritor era de que as jovens se casassem para cuidar do lar e de sua família.

E NÃO DEEM OCASIÃO AO ADVERSÁRIO DE MALDIZER. Mesmo sendo mulheres jovens que tinham a responsabilidade de darem conta de sua família, conforme a palavra de Deus, elas deveriam se dedicar a buscar a Deus para que o inimigo não encontrasse lugar em seus pensamentos. Se estas mulheres não fechassem a porta para o inimigo, certamente o adversário iria fazer com que elas se tornassem mulheres queixosas.

PORQUE JÁ ALGUMAS SE DESVIARAM. Como o apóstolo conhecia bem a realidade do que estava acontecendo na igreja que Timóteo era o líder, ele traz a tona o caso de algumas que já havia deixado os caminhos do evangelho. Se desviar neste caso, era deixar de seguir o evangelho de Cristo e apostatar da fé, entrando por caminhos de rebelião apostasia e incredulidade. O casamento não é motivo para apostatar da fé.

INDO APÓS SATANÁS. É, bem provável que, o autor se refira aquelas mulheres mais jovens que começaram bem no caminho de Cristo, chegaram a se casar, mais deixaram de seguir as recomendações da palavra de Deus, e por isso, foram novamente para o mundo, seguindo as influência do diabo. Ir após satanás, neste caso, é abandonar o cristianismo verdadeiro e optar pelos desejos da carnalidade e as coisas desta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...