sábado, 8 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:7

1 Timóteo 4:7 - Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade.
MAS REJEITA. Timóteo era um líder chamado por Cristo e ordenado ao ministério por meio do apóstolo Paulo, que no mundo gentílico desta época era a maior autoridade eclesiástica da igreja. Assim sendo, Timóteo tinha autoridade delegada por Cristo e com o apoio de Paulo para tomar decisões quanto aos hereges que tentavam se infiltrar na igreja de Cristo com suas heresias terrenas. Timóteo não podia aceitar que os inimigos da verdade do evangelho continuassem pregando na igreja, mas ele tinha que ter atitude.

AS FÁBULAS. Percebe-se que neste ponto de sua missiva, o autor faz um ataque direto aos judaizantes que usavam de seus artifícios para tentarem desfazer as profecias messiânicas da lei e dos profetas. As fábulas eram invenções fantasiosas que os judaizantes se utilizavam para buscarem desacreditar de que Jesus de Nazaré era o Messias de Deus, o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Por meio de suas fabulas os judaizantes procuravam provar pelo Velho Testamento que o Cristo não era o Messias.

PROFANAS. Encontramos no Velho Testamento muitas profecias messiânicas a respeito do Messias de Deus, o Emanuel de Deus, que seria o Cristo, que se manifestou na pessoa bendita de Jesus de Nazaré. No entanto, os judaizantes, tentavam profanar essas profecias distorcendo as verdades da palavra de Deus. As heresias pregadas por esses enganadores judaizantes era um insulto contra a verdade de Deus e do evangelho.

E DE VELHAS. O diabo, como inimigo da verdade e de Cristo já vinha de muito tempo buscando profanar tudo aquilo que as profecias messiânicas falavam sobre o Emanuel de Deus, é tanto que, quando Jesus veio ao mundo, os seguidores do judaísmo não acreditaram que ele era o Messias de Deus. De forma que, eles não receberam a Jesus como sendo o Cristo de Deus, porque não acreditavam nas profecias que dele falava.

E EXERCITA-TE. Agora, o apóstolo se volta para seu amigo e companheiro de ministério, a fim de transmitir seu conselho pessoal, no sentido de ver o progresso do seu filho na fé e o seu desenvolvimento no ministério. Mesmo alcançado Timóteo notoriedade como líder de uma igreja importante e grande, porem, Paulo não deixou de ser o seu orientador nas coisas espirituais, e isso é demostrado em suas palavras de exortação.

A TI MESMO. Existe uma mensagem subliminar nestas frases, que entre linhas deixa transparecer a possibilidade de Timóteo estar passando por momento de fraqueza espiritual, ao ponto de deixar de cumprir seu papel como servo de Cristo. Mas, por outro lado, podemos conjecturar que ele estivesse tão preocupado com os cuidados com a igreja, ao pondo de negligenciar a si mesmo, com sua fé e espiritualidade pessoal.

EM PIEDADE. Os judaizantes, os falsos mestres gnósticos e os líderes das seitas heréticas pagãs eram tão artificiais em suas espiritualidades, que no dia a dia, nem pareciam que estavam praticando um sentimento religioso. No entanto, a igreja primitiva era tão objetiva nas doutrinas do evangelho que, os verdadeiros líderes da religião cristã sempre exortavam e incentivam uns aos outros a serem verdadeiros cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...