terça-feira, 11 de outubro de 2016

1 Timóteo 5:11-12

1 Timóteo 5:11-12 - Mas não admitas as viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se. Tendo já a sua condenação por haverem aniquilado a primeira fé.
MAS NÃO ADMITAS. Certamente o autor está se referindo a um cadastramento feito pelas lideranças cristãs, daquelas irmãs que se tornavam viúvas e que tinham direito de serem ajudadas pela comunidade cristã com assistência social. Neste caso, uma das regras bem clara do ministério de que não eram dignas de recebem ajuda financeira da igreja eram justamente as viúvas mais novas. Diferente daquelas que tinham mais de sessenta anos de idade e que eram desamparadas pelos seus filhos ou netos.

AS VIÚVAS MAIS NOVAS. Neste mesmo tempo da igreja primitiva, a perseguição do Estado era grande contra os seguidores de Cristo e principalmente contra as lideranças da igreja de Cristo. Desta forma, muitos dos ministros dos evangelhos eram mortos e suas esposas se tornavam viúvas ainda muito novas. Aquelas que eram novas deveriam trabalhar para se sustentarem, em vez de ficarem sendo sustentadas pela igreja.

PORQUE QUANDO SE TORNAM LEVIANAS. O problema que o apóstolo aponta no que concernem ás viúvas mais novas é quando elas se tornam levianas. Se tornar leviana, neste caso, é se deixar levar ou dominar pelos prazeres desta vida. Leviana seria aquela viúva jovem que não se continha diante dos desejos carnais, e em vez de serem fiais a Cristo, entravam pelo caminho da devassidão, se metendo na prostituição carnal.

CONTRA CRISTO. A viuvez em si para as mulheres, não era um problema, senão uma oportunidade delas se aproximarem cada vez mais de Cristo, servindo de alma, corpo e espírito ao Senhor. Todavia, para aquelas que passavam a ser levianas, terminavam se voltando contra o Senhor Jesus. Aquelas viúvas mais jovens que entravam pelo caminho da leviandade, pecavam contra si mesmo e contra Cristo Jesus, o Salvador.

QUEREM CASAR-SE. O fato de as viúvas optarem por se casarem novamente não era um problema, a realidade é que elas deixavam os caminhos de Cristo e apostatavam da fé cristã, dando mais valor as paixões carnais do que as coisas do reino de Deus. O que Paulo recomendava era de que as viúvas ao perderem seus esposos se dedicassem ao serviço de Cristo e da igreja, ajudando ao ministério, como servas que eram de Cristo.

TENDO JÁ A SUA CONDENAÇÃO. Simplesmente o fato de uma viúva voltar a se casar novamente, não a tornava condenada, mais sim, os seus procedimentos errados em trocarem a Cristo pelos deleites sexuais desta vida. Esta condenação sobre a qual o escritor fala, diz respeito a segunda morte ou morte eterna, que representa a separação eterna de Deus e da vida. Apostatar da fé cristã por outros valores, só traz prejuízos.

POR HAVEREM ANIQUILADO A PRIMEIRA FÉ. O perigo não estava no fato de se casar novamente, mais sim, no abandono da fé cristã. Como no tempo da igreja primitiva, não era nada fácil seguir e servir a Cristo por conta das perseguições, muitas pessoas que aceitavam a fé cristã, depois abandonavam o caminho do evangelho, o que o Novo Testamento chama de “apostatar da fé”, ou seja, deixar a Cristo Jesus por outras coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...