sábado, 22 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:14-15

1 Timóteo 6:14-15 - Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo. A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores.
QUE GUARDES ESTE MANDAMENTO. O escritor recorre a sua credibilidade diante de seu companheiro de ministério, a fim de que, Timóteo não duvidasse que esta carta era um documento carregado de autoridade da parte do grande apóstolos dos gentios, e fundador de muitas igrejas pelo mundo a fora. O mandamento a que se reporta Paulo diz respeito a todas as suas recomendações feitas em seus escritos para seu filho na fé. Como Paulo era uma autoridade reconhecida como representante de Deus merecia crédito.

SEM MÁCULA E REPREENSÃO. A própria carta enviada pelo apóstolo bem como tudo que nela estava escrito era a mais pura verdade. Cada instrução estava selada pela mais pura verdade e baseada na sinceridade de um homem de Deus, que só defendia a realidade. Não havia subterfúgio da parte do escritor, até porque suas intensões eram as melhores possível. O único interesse do autor era o bem da igreja de Timóteo também.

ATÉ A APARIÇÃO. Essa aparição sobre a qual escreve o apóstolo diz respeito á volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, ou a partida de um servo de Cristo para encontrar-se com o Senhor. A igreja primitiva vivia sob a expectativa do retorno de Cristo a qualquer momento, sem no entanto, fazer distinção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão de Cristo e a sua volta gloriosa para buscar a sua igreja que ele resgatou.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Encontramos nesta frase o título mais completo do Filho de Deus “nosso Senhor Jesus Cristo”. O Senhorio de Cristo já era profetizado no Velho Testamento (Daniel 7:14) que foi confirmado no Novo Testamento (Filipenses 2:0-11). Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e significa Salvador. Já o sobrenome Cristo nos ensina sobre o Messias, o Emanuel, e sua missão redentora pela sua igreja.

A QUAL A SEU TEMPO MOSTRARÁ. Esta frase se refere a volta gloriosa de Cristo Jesus para arrebatar o seu povo que ele comprou e redimiu com seu sacrifício de amor. O autor compreende que a volta de Cristo se dará no tempo determinado pelo Pai. O certo é afirmar que, esse é um evento de grande importância para a igreja de Cristo de todos os tempos. A igreja primitiva esperava a volta de Cristo naquele mesmo tempo.

O BEM-AVENTURADO, E ÚNICO PODEROSO SENHOR. A volta de Cristo para arrebatar a igreja vai mostrar o seu poderio diante de todo o mundo. Os incrédulos, os ateus e os ímpios vivem zombando da igreja de Cristo quanto a este particular, afirmando que, a promessa da volta de Cristo existe deste que ele subiu aos céus, mas que não acontecerá. No entanto, quando Cristo voltar todos estes ficaram envergonhados e confundidos.

REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Antes mesmo de sua manifestação no planeta terra, o Messias de Deus já era esperado como Rei da descendência de Davi. Durante o seu ministério isso ficou comprovado de que ele era realmente o Senhor. Todavia, é justamente na sua volta para arrebatar a sua igreja que o Cristo de Deus mostrará seu governo sobre tudo e sobre todo, dada a importância e a repercussão deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...