quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:5-6

1 Timóteo 1:5-6 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida. Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.
ORA, O FIM DO MANDAMENTO É O AMOR DE UM CORAÇÃO PURO. Certamente os judaizantes ou legalistas da legislação mosaica estavam infiltrados na igreja de Éfeso com suas tentativas de atrapalharem o entendimento do verdadeiro evangelho de Cristo. Os escribas e fariseus deste período codificaram a lei de Moisés em mandamentos e mais mandamentos, obrigando os seguidores do judaísmo a viverem sobre regras e mais regras. Todavia, o cristianismo se ressume no amor de um coração sincero. Amor a Deus acima de qualquer coisa, com todo entendimento e alma e força. E amor ao próximo como a si mesmo. É nisto que consiste a nova aliança de Deus com a humanidade, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.

E DE UMA BOA CONSCIÊNCIA. Ninguém é constituído como juiz de quem quer que seja, no sentido de julgá-la, se esta pessoa ou aquela tem, ou não tem boa comunhão com Deus. A prática religiosa de cada um se mede pela própria consciência pessoal e individual. O cristianismo é uma religião em que os seus seguidores devem satisfação dos seus atos perante Deus e consigo mesmo. Isto porque é a lei do Espírito que prevalece e não um código da letra. Quem vive pelo Espírito de Deus, sabe exatamente quando está errado ou não. Se a nossa consciência não nos condena naquilo que praticamos é um bom sinal de que estamos agradando a Deus. Porque do contrário, o Espírito do Senhor nos avisaria da necessidade do arrependimento.

E DE UMA FÉ NÃO FINGIDA. É admirável como o apóstolo fala de temas tão profundos neste texto bíblico. Isto porque nos dias atuais, estamos vivenciado um emaranhado de falsa religiosidade, como nunca se viu na história da humanidade. A maioria das pessoas estão brincando de religião, e isso se percebe, quando se ver o artificialismo predominando nas liturgias de cultos. As pessoas estão brincando de cristianismo como se Jesus fosse uma marionete que se manipula como bem se quer. A mentira tem se tornado comum, dizendo-se que Deus fez isso ou aquilo, quando na verdade o Senhor não fez nada e as pessoas continuam do mesmo jeito. É a isto que o escritor chama de fé fingida. Porque a fé não fingida é uma fé baseada na realidade.

DO QUE, DESVIANDO-SE ALGUNS. Para que as pessoas estejam desviadas das verdades do evangelho, necessariamente, não é porque esteja afastada desta ou daquela denominação. Se desviar do cristianismo é trocar o que ensina o evangelho de Cristo, por modismos, tradições religiosas ou filosofias simplesmente denominacionais. Uma denominação pode se tornar uma seita herética, a partir do momento que em sua liturgia, troca o que estar no evangelho, por modismo humano ou tradições.

SE ENTREGARAM A VÃS CONTENDAS. Quem segue o evangelho de Cristo com um coração cheio de amor puro e verdadeiro, sendo guiado por uma boa consciência, não vive discutindo com ninguém por questões meramente religiosas. Mas, observa-se nos que se deixam levar simplesmente por religiosidade, que a sua vida é julgar e condenar os outros, por coisas que nem mesmo o evangelho reprova. Somos chamados para pregar com amor o evangelho para os outros e não contender por isso ou aquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...