quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:7-8

1 Timóteo 1:7-8 - Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.
QUERENDO SER MESTRES DA LEI. Esta é uma citação direta do apóstolo contra os judaizantes penetras na igreja de Éfeso. É provável que Paulo já tinha todas as informações sobre a situação que estava ocorrendo naquela igreja. Onde os Judeus que faziam parte da comunidade cristã tentavam implantar a legislação mosaica na igreja, quando na realidade o evangelho não é a mesma coisa que a lei de Moisés. Certamente os escribas e fariseus estavam infiltrados naquela igreja para confundir e gerar confusão, nos menos avisados. Uma das primeiras resistências que o cristianismo teve que enfrentar, enquanto religião foi justamente o judaísmo. E isso começou ainda com João Batista e com o próprio Jesus, que foram perseguidos e mortos.

E NÃO ENTENDENDO. Os judeus, nem mesmo os mais conhecedores da legislação mosaica compreenderam que a vinda do Messias prometido foi de conformidade com as Sagradas Escrituras. A prova disto é que um dos fortes motivos da morte injusta que praticaram contra Jesus de Nazaré foi justamente por questões religiosas. O Messias veio para cumprir a lei, e assim o fez, e libertar os que estavam debaixo da lei. Implantando uma nova aliança com a humanidade por meio do evangelho da graça de Deus. Os seguidores do judaísmo, que de fato não se converteram ao cristianismo, até os dias de hoje, ainda não entenderam, nem receberam a Cristo, como Senhor e salvador do mundo. Por isso a porta da graça se abriu para os gentios.

NEM O QUE DIZEM NEM O QUE AFIRMAM. Assim como Paulo e outros dos apóstolos, como também muitos cristãos verdadeiros saíram mundo a fora pregando o verdadeiro evangelho de Cristo, não era diferente com os defensores do judaísmo. E como a luta era contra o cristianismo, o campo de ataque seria justamente as igrejas onde faziam parte os seguidores de Cristo. Com isso, tentavam desfazer o que os pregadores do evangelho ensinavam, pregando e afirmando que mesmo sendo cristãos, precisavam guardar a lei de Moisés. Procuravam distorcer a mensagem da nova aliança, com interpretações distorcidas da lei.

SABENDO, POREM, QUE A LEI É BOA. Nem Jesus, nem Paulo e nem os cristãos verdadeiros tem nada contra a lei de Moisés, a prova disto é que as Sagradas Escrituras seguidas pelos cristãos de todos os tempos, também contem todas as legítimas literaturas religiosas dos judeus. Quem se orientar pelas coisas escritas na legislação mosaica só tem a ganhar com isso, porque ela só ensina coisas boas. Os seguidores do judaísmo até os dias de hoje procuram viverem de conformidade com os mandamentos e preceitos escritos por Moisés, principalmente os judeus que não aceitaram a nova aliança como válida para eles. Agora, o certo é que os cristãos não estão na obrigação de guardarem a lei, porque Cristo já cumpriu a mesma por nós.

SE ALGUÉM DELA USA LEGITIMAMENTE. O que Paulo quis dizer é que ninguém está proibido de seguir os ensinos da legislação mosaica, desde que faça isso de forma legítima. Por exemplo: Quem não aceita a nova aliança de Cristo, em vez de seguir o paganismo ou o ateísmo é melhor seguir o judaísmo, cumprindo a lei de Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...