sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:10

1 Timóteo 6:10 - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
PORQUE O AMOR. As riquezas materiais eram para ser bênção na vida das pessoas, e assim o é, quando os seus donos as usam para glória de Deus. O autor não está dizendo que o dinheiro é uma maldição, mas sim que o amor descontrolado ao dinheiro é que causa prejuízo na vida das pessoas. A palavra de Deus diz que, devemos sim, amar a Deus acima de qualquer coisa. Porem, a maioria das pessoas amam mais as riquezas materiais do que a Deus. Essa troca de valores e que ocasiona prejuízo aos homens.

AO DINHEIRO. A bíblia declara que, a bênção do Senhor é quem enriquece e não acrescenta dor. Quando uma pessoa sabe administrar bem seus recursos e seus bens, isso não o prejudica em nada. Todavia, aqueles que colocam sua confiança e amor nas coisas materiais desta vida, em detrimento do Criador de todas as coisas e do reino de Cristo, neste caso, é onde esta o problema. O dinheiro deve ser utilizado para o nosso bem estar, e não para ocupar o centro de nossas vidas e passar a ser mais importante do que Deus.

É A RAIZ DE TODA ESPÉCIE DE MALES. Por causa das riquezas materiais é que a maioria dos seres humanos vivem distantes de Deus e dos seus planos. Por causa dos bens materiais é que a maioria das pessoas passam por cima do seu próximo, descumprindo assim o segundo mandamento da lei de Cristo, que é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Por causa do dinheiro é que muitos se prejudicam a si mesmos e a sua alma.

E NESSA COBIÇA. Quando o ser humano se deixa dominar pelo amor excessivo as coisas materiais deste mundo é porque está completamente obcecado pela cobiça. É nessa cobiça, que a medida do ter, na vida dos ímpios, nunca enche. Quanto mais o homem natural acumula para si riquezas, mais ele quer ter mais e mais. É um abismo que via chamando outro abismo, até levar os seres humanos a perdição e a ruína da própria vida.

ALGUNS SE DESVIARAM DA VERDADE. As pessoas não percebem, mas as coisas materiais são quem mais desviam crentes do evangelho da verdade. Isso porque, a cobiça pelo dinheiro tira as pessoas da presença de Deus, sem tais pessoas nem perceberem, quando menos se espera, o cristão já está distante das coisas de Deus. De forma que, a força do capitalismo tem arrastado muita gente para a perdição eterna.

E SE TRANSPASSARAM A SI MESMOS. Como o amor ao dinheiro e a cobiça palas coisas materiais vem de dentro para fora, neste sentido é a própria pessoa quem cava a sua cova na perdição, porque sua alma fica presa a força do ter mais e mais. Essa atração pela riqueza vai tomando a mente do ser humano, ao ponto dos pensamentos nas riquezas serem mais frequentes do que os pensamentos sobre Deus e seu reino.

COM MUITAS DORES. O resultado é uma alma enferma, triste e angustiada, isso porque o dinheiro não supre as necessidades da alma das pessoas, pelo contrário, a ganância faz é provocar ansiedades, desespero e enfermidades. Quando alguém substitui a presença de Deus pelo desejo de ficar fico, esse mecanismo destrói a sua alma, uma vez que, essa ação provoca a morte da alma, e com isso, vêm os prejuízos espirituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...