quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:19-20

1 Timóteo 1:19-20 - Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.
CONSERVANDO A FÉ. Paulo continua dando seus conselhos práticos ao seu filho na fé Timóteo, em como ele devia se manter como ministro do evangelho de Cristo na igreja cristã de Éfeso. Exortando o mesmo a que se mantivesse firme na fé em Cristo como único e suficiente salvador de sua alma, esse é a fé subjetiva. Como também conservar a fé cristã nos ensinos que ele recebeu do apóstolo sobre o grande projeto de Deus para com a humanidade por meio da nova aliança, essa é a fé objetiva, baseada nas diretrizes das boas novas do evangelho libertador de Cristo Jesus.

E A BOA CONSCIÊNCIA. Ninguém é constituído como juiz de quem quer que seja, no sentido de julgá-la, se esta pessoa ou aquela tem, ou não tem boa comunhão com Deus. A prática religiosa de cada um se mede pela própria consciência pessoal e individual. O cristianismo é uma religião em que os seus seguidores devem satisfação dos seus atos perante Deus e consigo mesmo. Isto porque é a lei do Espírito que prevalece e não um código da letra. Quem vive pelo Espírito de Deus, sabe exatamente quando está errado ou não. Se a nossa consciência não nos condena naquilo que praticamos é um bom sinal de que estamos agradando a Deus. Porque do contrário, o Espírito do Senhor nos avisaria da necessidade do arrependimento.

A QUAL ALGUNS, REJEITANDO. Neste ponto, o apóstolo aponta para os que se desviaram das diretrizes do evangelho de Cristo. Quem estar de acordo com a fé cristã anda segundo as coisas do reino de Deus e de Cristo. Vivendo pela fé, como está escrito: Romanos 1:17 - Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Com uma boa consciência com Deus, com o seu próximo e consigo mesmo. Essas duas coisas: A nossa fé crista, e uma boa consciência, são elementos indispensáveis para quem busca o reino de Deus.

FIZERAM NAUFRÁGIO NA FÉ. O abandono da fé cristã e de uma boa consciência faz com que as pessoas se desviem do evangelho, trilhando caminhos de rebelião, apostasia e heresias. Uma coisa é a pessoa cair da sua fé e outra coisa é apostatar da fé. Os falsos mestres gnósticos que Paulo denuncia neste mesmo texto, apostataram da fé, seguindo caminhos confusos das heresias gnósticas.

E ENTRE ESTES FORAM HIMENEU E ALEXANDRE. Quando o apóstolo escreve: Entre estes, é porque existiam vários, mas ele destaca dois. Sobre Himeneu, ficamos sabendo em 2 Timóteo 2:16 que seus discursos eram inúteis e profanos, procurando infiltrar na igreja de Éfeso seus ensinos gnósticos. Já Alexandre, era um nome comum entre os Judeus, provavelmente um representante do judaísmo infiltrado na igreja de Éfeso, com o objetivo de minar os ensinos do verdadeiro evangelho de Cristo.

OS QUAIS ENTREGUEI A SATANÁS, PARA QUE APRENDAM A NÃO BLASFEMAR. Essa forma de falar usada pelo apóstolo representa o que poderíamos dizer sobre a pessoa ficar sem a proteção de Deus. Ao mesmo tempo vulnerável aos ataques de Satanás, que é tido como adversário dos homens. Esse tipo de castigo imposto por Paulo aos hereges era com o objetivo de aprenderem com o sofrimento e as provações da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...