sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:3

1 Timóteo 3:3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento.
NÃO DADO AO VINHO. A cultura judaica estimulava a que os homens fossem degustadores de vinho, mesmo de maneira moderada. Já os cristãos primitivos também defendiam de que, não era errado que o homem usasse o vinho como algo que era bom para a saúde do corpo físico, e não como para alimentar um vício. Isso foi recomendado pelo próprio Paulo em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

NÃO ESPANCADOR. É fato que, o ministro do evangelho de Cristo seja um doutrinador na igreja do Senhor Jesus. Porem, o uso da exortação, que seja feita em forma de conselho e com muito amor. Até porque o evangelho é democrático e não autoritário como no tempo da lei. Ser um líder espancador é usar a palavra para espancar a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho precisa entender que, ele foi dado à igreja para edificar o povo de Deus e que jamais a igreja foi dada a ele como propriedade particular.

NÃO COBIÇOSO. Essa colocação feita pelo autor engloba muito mais do que dinheiro, mas diz respeito a agir com a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho não pode cobiçar a igreja como se fosse dono do rebanho de Cristo. Além do mais, o líder cristão não pode nem deve usar a igreja para tirar proveito financeiro da mesma. O evangelho não é profissão, nem empreendimento econômico que deve dar lucro.

DE TORPE GANÂNCIA. Certamente o apóstolo está, nesta parte de sua carta, combatendo o comercio da fé, bem como recomendando para que o ministro do evangelho não se torne um mercenário da palavra de Deus. O apóstolo Paulo não dependia da igreja financeiramente para fazer a obra de Deus, mas ele trabalhava com as próprias mãos para se sustentar. Cristo conhece cada um, e sabe quem é mercenário do evangelho.

MAS MODERADO. Até então, o escritor vinha escrevendo sobre o que não deveria ser um ministro do evangelho. Mas agora, ele começa a dizer sobre as qualidades que deve nortear a vida e os procedimentos de um homem de Deus. Ser moderado neste caso é viver uma vida equilibrada, demostrando para a sociedade e para a igreja de Cristo que é um bispo que tem domínio próprio, e que age pela razão e não pela emoção;

NÃO CONTENCIOSO. Essa expressão representa aquele que é contra as contendas ou debates sem proveito ou edificação. Existem lideranças religiosas que adora uma discursão mais calorosa, com debates acirrados sobre assuntos polêmicos de paradoxos. O escritor recomenda que o supervisor das igreja de Cristo deve a qualquer custo evitar as facções sobre assuntos polêmicas ou contendas de palavras.

NÃO AVARENTO. Um verdadeiro líder da igreja de Cristo não pode fazer do seu ministério uma profissão para tirar proveito financeiro do evangelho de Cristo. Paulo, por meio dos seus escritos, combate o comercio da fé, como sendo algo negativo para um homem de Deus. Para o apóstolo, ser um mercenário do evangelho é fazer a obra de Deus por dinheiro, quando se sabe que, tudo que fizermos para Deus, que seja por amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...