segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Efésios 1:17

Efésios 1:17 - Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação.
PARA QUE O DEUS. Essa frase é um complemento do texto anterior em que o escritor vinha dizendo: Não cesso de dar graças a Deus por vos, lembrando-me sempre em minhas orações de vós, para que. Sempre que Paulo dobrava os seus joelhos ou invocava o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, e que se lembrava dos cristãos de Éfeso, intercedia por eles, no sentido de que o Senhor lhes concedesse conhecimento, sabedoria e revelação dos mistérios do reino de Deus e de Cristo Jesus nosso Senhor.

DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. O Senhorio de Cristo pode ser visto em toda a extensão no novo testamento. E ele foi posto nesta posição de destaque pelo próprio Deus Criador de todas as coisas. Filipenses 2:9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. O nome Jesus quer dizer “salvador” e é o nome próprio do Filho de Deus. Cristo é o sobrenome de Jesus e nos fala de sua missão, vindo como o Messias de Deus e Emanuel, Deus conosco, para executar como enviado de Deus e ungido do Senhor a nova dispensação de Deus com a humanidade. Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

O PAI DA GLÓRIA. Quando a escritura se dirige a Deus como sendo o Pai da glória quer dizer: O Deus que tem todo poder e domínio, e que habita na luz inacessível. Porque a ele pertence toda glória, poder e majestade. O seu domínio é um domínio eterno que não tem fim e a sua glória é infinitamente maior do que o brilho do sol. Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores e o seu governo é universal, sem limites de espaço nem de tempo. É o grandioso Deus Criador dos céus e da terra.

VÓS DÊ EM SEU CONHECIMENTO. O conhecimento de Deus é infinito assim como sua sabedoria também é. Ele conhece de perto cada um de nós, até os segredos mais profundos dos nossos corações. E Paulo sabedor que era destas verdades deseja que o Pai da glória que conhecia bem os cristãos de Éfeso lhes concedesse sabedoria e revelação. Conhecedor como é o Senhor da capacidade de cada um dos seus servos ele distribui abundantemente a verdadeira sabedoria e revela os seus mistérios.

O ESPÍRITO DE SABEDORIA. A sabedoria secular é o acumulo de conhecimentos e experiências na “mente” dos seres humanos. O homem como imagem e semelhança do seu Criador tem a habilidade de desenvolver sua inteligência humana em adquirir conhecimento e experiência. No entanto, a verdadeira sabedoria que vem por revelação de Deus é dada de forma misteriosa ao “espírito” dos que servem a Deus. Essa é a sabedoria que vem do alto pela revelação divina.

E DE REVELAÇÃO. Essa revelação pela sabedoria divina no “espírito” dos que seguem a Cristo é o desvendamento dos mistérios ocultos que não se aprendem nas escolas, nem nas faculdades, nem nas universidades. Os mistérios do reino de Deus são revelados pelo Espírito do Senhor aos que vivem e andam pelo espírito e não na carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...