sábado, 22 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:16

1 Timóteo 6:16 - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.
AQUELE QUE TEM ELE SÓ. Este é um texto que representa o grau de espiritualidade do autor ao entrar da dimensão espiritual do Espírito de Deus ao falar sobre o Deus Todo-poderoso, que possui uma modalidade de vida diferente do tudo que já existiu ou que possa vir a existir. O Deus Criador em sua essência não pode ser comparado com nada que existe porque ele só possui os seus atributos e qualidades que não pode ser encontrado em mais nenhum outro ser. Deus é único e tudo depende dele para existir.

A IMORTALIDADE. Essa imortalidade como característica única de Deus é um tipo de vida que não pode deixar de existir. Qualquer coisa que possui vida, fora de Deus, pode vir a deixar de existir, porque sua vida é dependente, porem, a vida de Deus, pela sua imortalidade, nunca deixará de existir porque é o tipo de vida independente, que não depende de mais ninguém para existir. Tudo o mais que possui vida depende de Deus.

E HABITA NA LUZ. Este tipo de luz, na qual Deus habita é totalmente diferente da luz visível aos olhos humanos. A luz espiritual na qual Deus está envolto é o grau de pureza e poder que nenhum ser humano é capaz de enxergar ou visualizar. Os sentidos humanos não possui a capacidade de ter qualquer forma de contato ou ligação com tal luz, é tanto que, desde os mais antigos tempos se diz que o homem nunca viu a Deus.

INACESSÍVEL. O homem, nesta dimensão de sua existência é composto de matéria orgânica fraca e perecível, absolutamente diferente do modo de vida de Deus em sua potencialidade. De forma que, com sua visão ou conhecimento, não pode alcançar a essência de Deus, nem mesmo o ambiente em que o Senhor está envolvido. O grau de pureza, santidade e poder de Deus são tão grande, que nenhum homem pode alcançar.

A QUEM NENHUM DOS HOMENS VIU NEM PODE VER. O fulgor da glória de Deus é tão grande que nenhum ser humano suportaria ver. Uma nação chamada Israel foi a que mais se aproximou da comunhão com o Deus Onipotente, porem, nem mesmo assim, nenhum dos israelitas teve o privilégio de contemplar a face de Deus. Moisés foi um homem que falava face a face com Deus, ouvia a sua vós, mas não podia ver a sua face.

AO QUAL SEJA HONRA. A Deus seja dada toda honra, porque ele é digno disto e muito mais. O ser humano por mais poderosos que seja, socialmente ou politicamente falando, mas ele não é digno de toda honra. Nem mesmo os anjos de Deus merecem toda honra, porque possui autoridade delegada pelo Criador. Porem, o Deus que habita na luz inacessível, é a ele que devemos prestar toda honra e glória e louvor.

E PODER SEMPITERNO. AMÉM. O poder de Deus não tem limites em potencialidades nem no tempo, por isso que o escritor diz que seu poder é sempiterno, ou seja, para todo o sempre. Os homens ricos ou poderosos politicamente, tem o seu limite de poder e exerce tal poder por um determinado tempo. Todavia, o Deus Todo-poderoso possui todo o poder, e o seu poder não tem limite de tempo, porque ele domina para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...