sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:4-5

1 Timóteo 4:4-5 - Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
PORQUE TODA A CRIATURA DE DEUS. Certamente, o escritor nos ensina sobre os alimentos que eram postos de lado pelos religiosos judeus que pertenciam a seita dos essênios e dos gnósticos mais radicais que praticavam o asceticismo alimentar. No entanto, em uma interpretação mais abrangente, podemos afirma que tudo que Deus criou é bênção para aqueles que buscam o reino de Deus em primeiro lugar e que o evangelho chama de fiéis. Não há nada que rejeitar das coisas criadas pelo Criador.

É BOA. Os essênios, seguidores do judaísmo, e que praticavam suas dietas mais radicais, bem como os gnósticos ascéticos, chegavam a afirmar que, para se alcançar o desenvolvimento espiritual, se fazia necessário a prática de uma dieta extremamente rígida, na abstinência de alimentos. Enquanto isso, os cristãos eram acusados por eles de serem liberais, porque achavam motivos nas simples coisas da vida para festejarem.

E NÃO HÁ NADA QUE REJEITAR. Tanto os essênios, quanto os gnósticos ascéticos tinham suas listas enormes de alimentos proibidos, que em momento algum faziam parte de suas alimentações e refeições. No caso das práticas da dieta dos cristãos libertos da lei e das heresias do gnosticismo, quase nada era proibido como alimento, porque os seguidores de Cristo sempre recebiam com ações de graças tudo que chegavam a suas mesas.

SENDO RECEBIDA COM AÇÕES DE GRAÇAS. Em vez de rejeitarem os alimentos que eram postos em suas mesas, os cristãos comemoravam com ações de graças pelo pão providencial que o Criador permitia chegar aos seus lares. Os cristãos perseguidos passavam era fome, de forma que, quando chegava as suas mãos o pão de cada dia, em vez de rejeitarem, eles faziam era festa com ações de graças, comemorando a bênção.

PORQUE PELA PALAVRA DE DEUS. Tudo foi criado pelo poder da palavra de Deus, de forma que, pela mesma palavra todos os alimentos são também santificados e não h nada que possa ser rejeitado. Os fanáticos essênios bem como os hipócritas ascéticos do gnosticismo, chegavam a condenar alguns tipos de alimentos, como sendo malignos. Todavia, para os cristãos, que viviam pelo poder da palavra de Deus, tudo era abençoado.

E PELA ORAÇÃO. Sempre foi uma cultura dos povos mais antigos, consagrarem os alimentos por meio das orações. Com o judaísmo, este mesmo costume foi mais ainda aperfeiçoado e passou a ser uma tradição do povo judeu. Como o cristianismo é filho do judaísmo, herdou esse bom habito de sempre fazer orações pelos alimentos, antes destes serem ingeridos. Porem, este costume é mais um ato de ações de graças dos cristãos.

É SANTIFICADA. No tocante aos essênios bem como dos ascéticos gnósticos, que seguiam uma rigorosa dieta dos alimentos, eles consideravam que muitos alimentos eram impuros, e tinham uma lista enorme de tais alimentos que não poderiam ser incluídos em suas dietas alimentares. No entanto, os seguidores de Cristo, sem superstição alguma, usavam da palavra e da oração para santificar tais alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...