sexta-feira, 21 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:11

1 Timóteo 6:11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
MAS TU, Ó HOMEM DE DEUS. O apóstolo se dirige diretamente ao seu amigo de fé, seu filho na fé, Timóteo para lhe dar o seu conselho pessoal. Como o escritor conhecia bem ao seu companheiro de ministério, o chama de homem de Deus, certamente baseado no testemunho que Timóteo sempre deu, de alguém que tinha compromisso com Deus. Não é a toa que Paulo escreve duas de suas cartas ao seu amigo Timóteo, e isso expresso seu cuidado e zelo pelo ministério de seu filho na fé.

FOGE DESTAS COISAS. Tomando a posição de pai na fé, e como alguém que consagrou a Timóteo para o ministério, o apóstolo sente-se com liberdade para interferir na vida ministerial de seu amigo. Sabendo que o homem de Deus se prejudica quando coloca o amor ao dinheiro acima das coisas do reino de Deus é que Paulo recomenda a seu amigo que fuga das tentações de querer fazer as coisas para Deus com interesse financeiro. Timóteo já conhecia a opinião de Paulo em não aceitar dinheiro para fazer a obra.

E SEGUE A JUSTIÇA, A PIEDADE. Fugindo dos interesses financeiros, sem cair na tentação de se tornar um profissional do evangelho, agora, Paulo mostra ao seu amigo de ministério o que ele deveria fazer. Seguir a justiça de Deus, e assim sendo, nada lhe faltaria. E por fim, se dedicar inteiramente a sua vida ministerial, fazendo e executando a obra de Deus por amor e de forma voluntária, sem pensar em recompensas financeiras.

A FÉ. As Sagradas Escrituras recomendam que, o justo viverá da sua fé. Esta fé a que se refere o autor diz respeito ao conjunto de normas estabelecidas pela nova aliança de Deus com a igreja remida de Cristo. Viver pela fé ou seguir a fé é acima de tudo confiar no trabalhar de Deus pelos seus servos e esperar as providências e as provisões do Todo-poderoso. Segui a fé é depender completamente das providências positivas de Deus.

O AMOR. Seguir o amor é cumprir integralmente a lei de Cristo. Jesus afirmou que devemos amar ao Pai de todo o nosso coração e com todas as nossas forças e acima de qualquer coisa. Além do mais, que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Assim sendo, estaremos cumprindo a lei e os profetas e fazendo a vontade de Cristo, conforme o evangelho das boas novas. É isso que o cristão verdadeiro deve seguir.

A PACIÊNCIA. Timóteo precisava de paciência para suportar os problemas causados pelo rebanho que estava sob seus cuidados. Ele também precisava de paciência para saber esperar o cumprimento das promessas feitas por Deus em sua vida e ministério. Seguir a paciências é ter a capacidade de suportar as contrariedades, tendo a consciência de que tudo se cumprirá no tempo determinado por Deus, e não de acordo com o nosso querer.

A MANSIDÃO. Tomar conta de uma igreja, não é nada fácil, principalmente uma igreja grande, como era o caso da comunidade cristã da cidade de Éfeso, onde Timóteo era o líder principal, na ausência de Paulo. Por isso que o apóstolo recomenda seu amigo e companheiro de ministério que ele agisse sempre com mansidão. Seguir a mansidão é suportar com resignação as afrontas e as injustiças, mesmo sabendo que está com razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...