sábado, 8 de outubro de 2016

1 Timóteo 4:8-9

1 Timóteo 4:8-9 - Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.
PORQUE O EXERCÍCIO CORPORAL PARA POUCO APROVEITA. Sempre existiram as atividades esportivas no mundo, desde os povos mais antigos, mesmo que fosse de forma rudimentar, diferente de hoje em que se aplicam as técnicas mais modernas. Paulo não desprezava o esporte, porem, em comparação as coisas espirituais, ele aconselhava que os seguidores de Cristo se aplicassem mais ao reino de Deus, buscando as coisas que são de cima como prioridade, uma vez que as coisas do reino são eternas.

MAS A PIEDADE PARA TUDO É PROVEITOSA. Quando se fala em piedade, neste caso, logo pensamos em duas coisas. Primeira, na vida dedicadas aos coisas de Deus que o discípulo de Cristo deve viver, buscando o reino em primeiro lugar. Depois, pensamos na prática do amor fraternal que os cristãos devem exercer uns para com os outros, como sendo o cumprimento do mandamento de Cristo, “amai-vos uns aos outros”.

TENDO A PROMESSA. A legislação mosaica estava cheia de suas promessas, diferentes das promessas feitas pelo evangelho das boas novas de Cristo. A lei de Moisés fazia promessas de bênçãos terrenas para quem cumprisse os seus mandamentos. No entanto, a nova aliança da graça de Deus em Cristo, tem promessas para esta vida presente, mas acima de tudo, ela tem grandes promessas para a eternidade com Cristo.

DA VIDA PRESENTE. Vale lembrar o que falou o Senhor Jesus que, aquele que busca o reino de Deus em primeiro lugar e a sua justiça, as demais coisas são acrescentadas. A vida dos servos de Cristo é um testemunho vivo de que, as bênçãos de Deus são derramadas sobre as vidas dos fiéis. Quem faz a vontade de Deus é mais que vencedor, porque as bênçãos de Deus em sua vida começam a chegar já neste tempo presente.

E DA QUE HÁ DE VIR. Um estudo criterioso da legislação mosaica, logo se percebe que as promessas nela contidas são para a vida presente. Mas, as promessas feitas por Deus em Cristo, conforme o evangelho da graça de Deus são para a vida presente, porem, as mais importantes são no que diz respeito a vida eterna. Está escrito: Se esperarmos em Cristo só para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens, essa é a realidade.

ESTA PALAVRA É FIEL. As fábulas judaicas eram artificiais, as filosofias dos gnósticos eram sufistas e as heresias do paganismo eram falsas. No entanto, as promessas contidas no evangelho das boas novas de Cristo eram verdadeiras e dignas de toda aceitação, porque são promessas fieis. O que os líderes da igreja primitiva transmitiam, e neste caso, o que Paulo estava escrevendo devia ser aceito como sendo a verdade de Deus.

E DIGNA DE TODA ACEITAÇÃO. As fábulas, as filosofias e as heresias tinham que ser rejeitadas por Timóteo e pela igreja de Cristo, porque eram coisas malignas e dos homens. Todavia, as verdades libertadoras do evangelho das boas novas eram verdadeiras. A prova disto é que a mensagem do evangelho foi sendo cada vez mais aceita, por isso que, a igreja de Cristo foi crescendo cada vez mais em número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...