sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:16

1 Timóteo 3:16 - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
E, SEM DÚVIDA ALGUMA, GRANDE É O MISTÉRIO DA PIEDADE. Paulo se expressa com a maior das convicções de sua fé, a respeito de Cristo Jesus, o Messias de Deus e também Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Neste mesmo texto, ele faz menção do grande amor de Deus em Cristo Jesus pela humanidade, e mais especificamente pela igreja remida de Cristo. Com isso concorda João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu seu unigênito Filho, para que todo aquele que nele crer, não pereça.

DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE. Esta é uma frase que a igreja de Cristo entendia muito bem, porque falava a respeito do Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os homens. Esse tema nos ensina dobre a natureza divina de Jesus de Nazaré, ele que era homem, mais que também era Deus. Os judeus não aceitaram de que Jesus o Nazareno era o Emanuel. Mas a igreja cristã recebe a Jesus como sendo Deus entre os homens.

FOI JUSTIFICADO NO ESPÍRITO. Nos melhores manuscritos, a palavra Espírito está com a inicial maiúscula indicando que, se tratava do Espírito de Deus. Porem, mesmo que se tratasse do espírito humano, teria que está com a inicial maiúscula, porque o Espírito de Cristo é o mesmo Espírito Santo, porque ele era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. Jesus viveu plenamente na dimensão do Espírito, e não nos desejos da carne.

VISTO DOS ANJOS. Em todos os momentos de sua vida e ministério, o Senhor Jesus foi acompanhado e assistido pelos anjos de Deus. Até mesmo os anjos das trevas, chamados de demônios também o identificaram como sendo o Filho de Deus, ou seja, o Emanuel de Deus, ele que se manifestou como sendo Deus. De forma que, os seres espirituais estavam todos cientes de que ali não estava alguém comum, mas sim o próprio Deus.

PREGADO AOS GENTIOS. O grupo original dos apóstolos, como judeus que eram, se dedicaram mais de princípio em levar as boas novas para o Israel de Deus, é tanto que, concentraram suas atividades na igreja de Jerusalém e na Palestina. No entanto, o apóstolo Paulo foi chamado por Cristo para semear o evangelho das boas novas aos gentios. Ele foi um desbravador de campos missionários transculturais em outras nações.

CRIDO NO MUNDO. É claro que o autor está falando do Messias de Deus, o Emanuel, Jesus, o Cristo e Filho de Deus. Na verdade, ele veio para os que eram seus, mais os seus não o receberam. Porem, a todos quanto o receberam, Isto é, a todos quanto nele creram, deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Enquanto os seus compatriotas o rejeitaram, as demais nações do mundo o aceitaram, porque ele era o Salvador do mundo.

RECEBIDO ACIMA NA GLÓRIA. A ressurreição e ascensão do Senhor Jesus foi quem fez a diferença, isso porque, se Jesus não tivesse subido para se assentar a direita de Deus, ele seria apenas mais um dentro tantos outros profetas que pregou a palavra de Deus. Todavia, ele cumpriu o seu ministério, foi morto como redentor, ressuscitou e subiu ao céu, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, de onde voltará para arrebatar a sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...