quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 1:9

1 Timóteo 1:9 - Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas.
SABENDO ISTO, QUE A LEI NÃO FOI FEITA PARA O JUSTO. Os justos no tempo da nova dispensação da graça, dizem respeito àqueles que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Justo, não porque é bom ou perfeito, mas porque é justificado por Cristo perante a justiça divina. Então, a lei, seja ela a de Moisés ou dos homens, não foi feita para os remidos de Cristo, porque aquele que vive piamente para o reino de Deus, não vive transgredindo nem as leis religiosas nem as leis governamentais. Quem é verdadeiramente convertido faz sempre o que for possível para viver corretamente honrando seu nome e o de Deus.

MAS PARA OS INJUSTOS E OBSTINADOS. Conforme as Escrituras, os injustos são todos aqueles que vivem no paganismo, sem Deus na vida, vivendo sem limites nem regras. Biblicamente falando, os injustos são aqueles que vivem como se Deus não existisse para eles, são os ateus confessos ou práticos. São os incrédulos que vivem para o mundo conforme suas próprias vontades, pensando que não haverão de prestar contas perante o Criador. Já os obstinados, sobre os quais o escritor se refere, dizem respeito aos que se mantem conscientemente no sentimento de rebelião contra Deus. São os alienados das coisas do reino de Deus e das coisas que são de cima.

PARA OS ÍMPIOS E PECADORES. Conforme os mandamentos e estatutos de Deus, os ímpios são todos aqueles que são dominados pelo mau e pelos prazeres nas coisas erradas da vida. Os ímpios são todos aqueles que vivem continuamente em busca de oportunidades para prejudicar ao seu próximo. São os que tem prazer em fazer o mal aos outros só para tirarem proveito de todas as situações. Os pecadores que Paulo cita neste texto, são aqueles que não têm sentimento de erro em suas ações maléficas. Estes nunca se arrependem dos seus atos malignos praticados contra o seu semelhante. Estes são chamados de pecadores obstinados, porque erram por prazer.

PARA OS PROFANOS E IRRELIGIOSOS. Estes profanos dos quais fala o apóstolo são aquelas pessoas que vivem longe de Deus, voltados completamente para as coisas do mundo, para a devassidão dos vícios e os prazeres da carne. Os irreligiosos são aqueles que desprezam as Sagradas Escrituras, e nunca se volta para o verdadeiro cristianismo. Ignoram os mandamentos de Deus e não se preocupam em como agradar ao criador. A religião não salva, mas tem ajudado as pessoas a serem melhores.

PARA OS PARRICIDAS E MATRICIDAS, PARA OS HOMICIDAS. A lei é feita na tentativa de coibir os erros dos injustos e obstinados, dos ímpios e dos prevaricados, dos profanos e dos que não dão importância às coisas de Deus, dos que tiram a vida dos seus próprios progenitores e tem prazer em derramar o sangue do seu próximo, tirando-lhe a vida. Se não fossem as leis, este mundo seria um verdadeiro caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...