quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:3-4

1 Timóteo 2:3-4 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
PORQUE ISTO É BOM. Tudo é muito bom, primeiro que Timóteo faça suas orações por todos os homens, principalmente as autoridades do império romano, a fim de que a igreja vivesse momentos de tranquilidade. Depois, porque Deus não faz acepção de pessoas e por isso o seu desejo é de que, todos os homens se convertam dos seus maus caminhos e passem a aceitar a seu filho Jesus, como Senhor e Salvador. Os planos de Deus sempre foram os melhores para a humanidade, com bênção e salvação.

E AGRADÁVEL. Ver-se a figura de um sacerdote, em cumprimento do seu ministério de intercessão pelos pecadores, em que suas orações são aceitas diante de Deus, como cheiro suave. Como na nova dispensação, todos os servos de Cristo são sacerdotes diante de Deus, não era diferente com Timóteo, seu ministério de intercessão em favor de todos os homens, era aceito diante de Deus, como cheiro suave. Como também podemos afirmar que a salvação dos homens é algo muito bom e agradável para Deus.

DIANTE DE DEUS. Deus criou o homem com bons propósitos e objetivos bem definidos. Infelizmente, os filhos dos homens tomaram um outro rumo, no que diz respeito a não fazerem a vontade do Criador, com isso vieram os prejuízos para a humanidade. Todavia, como Deus é soberano, por meio da obra redentora de seu Filho Jesus, o Criador dá aos seres humanos uma nova oportunidade de voltarem aos braços da bondade do Pai.

NOSSO SALVADOR. Dentro das páginas do Velho Testamento, Deus o Pai é que é sempre chamado de “Salvador”, até porque nas Sagradas Escrituras mais antigas, Cristo é anunciado como alguém que viria no futuro. Enquanto que, no Novo Testamento, Deus, o Criador, continua sendo chamado de Salvador, em Cristo Jesus, por meio da obra redentora do Filho de Deus. Na nova aliança, Deus é o Salvador por meio de Cristo.

QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM. Esse é o deseja do Criador para todas as suas criaturas, porque o homem não foi criado para ser condenado, mas sim para ser salvo. A condenação consiste em o ser humano rejeitar o Salvador da humanidade, Cristo Jesus, o Messias de Deus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A salvação é sinônimo de vida eterna, vida abundante na eternidade com Cristo Jesus.

E VENHAM AO CONHECIMENTO. Os judaizantes faziam de tudo para levar aos moradores da terra o conhecimento da legislação mosaica. Já os falsos mestres gnósticos percorriam terra e mares para semearem seus conhecimentos filosóficos. No entanto, os apóstolos e líderes da igreja primitiva se dedicavam o máximo para divulgar as boas novas do evangelho de Cristo, em todos os lugares do mundo, principalmente no mundo gentílico.

DA VERDADE. Esta verdade nos ensina sobre as boas novas de Cristo Jesus e tudo aquilo que diz respeito ao tratado da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo, mediante a obra redentora de seu Filho Jesus Cristo. A salvação dos seres humanos depende do conhecimento desta verdade, e o próprio Jesus falou: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. E por fim, o Senhor Jesus é a própria verdade em essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...