sábado, 22 de outubro de 2016

1 Timóteo 6:18-19

1 Timóteo 6:18-19 - Que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis. Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
QUE FAÇAM O BEM. O problema não está na riqueza em si mesmo, até porque o desejo de Deus é que seus filhos sejam abençoados, inclusive a antiga dispensação da lei, era carregada de promessas de bênçãos materiais para que a cumprissem. O dinheiro deve ser bem aproveitado para quem a possui possa fazer o bem ao seu próximo, atendendo aos pedidos e suprindo as necessidades de quem mais precisa. Quem tem riquezas materiais tem também a oportunidade e condições de ajudar aqueles que precisam.

ENRIQUEÇAM EM BOAS OBRAS. Para o homem natural, riqueza é o acúmulo de bens materiais, fazendas, muito dinheiro, joias preciosas, empresas e reservas em dinheiro e ações nas instituições financeiras. Mas para os servos de Deus, riquezas verdadeira e duradouras são as boas ações e atos que se praticam para o benefício do próximo, até porque segundo a lei de Cristo, a prática do amor para com o próximo é fundamental.

REPARTAM DE BOA MENTE. O apóstolo esta falando em que os ricos devem ajudar ao seu semelhante repartindo o seu pão com os mais pobres, principalmente com os que fazem parte de sua família, vizinhos, amigos e conhecidos, e por fim, com todos aqueles que baterem sua porta, pedindo alimentos para sobrevivência. Repartir de boa mente é estender sua mão de ajuda para os necessitados de coração aberto e com alegria.

E SEJAM COMUNICÁVEIS. Esta é uma frase que representa ações benevolentes para os que necessitam. Não se trata de simplesmente conversar com as pessoas e despedi-los de mãos vazias. No tempo da igreja primitiva, ser comunicável era procurar saber das necessidades uns dos outros e buscar ajudar de alguma maneira, repartindo o pão com quem estivesse passando fome ou dar roupas aqueles que estavam passando frio.

QUE ENTESOUREM PARA SI MESMO. Esse deve ser o esforço pessoal de cada um daqueles que já alcanço nesta vida as coisas materiais, seja por meio de heranças dos seus pais ou pelas suas atividades econômicas. Aquele que na realidade é inteligente, olha para o seu futuro, no que tange a vida após sua partida desta terra, com um tesouro melhor do que dinheiro, fazendas, empresas ou poupanças nos bancas.

UM BOM FUNDAMENTO PARA O FUTURO. Jesus perguntou: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Em outras palavras: De que adianta o homem ser rico durante sua vida terrena, mas quando partir desta vida, perder a salvação, na realidade não adiantou nada, porque desperdiçou a vida mais importante, que é a vida eterna. Esta vida terrena é passageira, mas a vida eterna é para sempre.

PARA QUE POSSAM ALCANÇAR A VIDA ETERNA. O grande esforço do homem natural é pelas coisas desta vida, em como ser influente, ganhar muito dinheiro e ser rico, granjeando posições política ou poder perante a sociedade. No entanto, o mais importante mesmo são as coisas espirituais. É o ser humano realizar a vontade de Deus, aceitando a Cristo como Senhor e Salvador para que possa partir com direito a salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...