quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:2

Colossenses 1:2 - Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
AOS SANTOS. A partir desta frase, começa Paulo e Timóteo a declarar o destino desta epístola. “Aos santos”, não que fossem os cristãos de Colossos perfeitos, mas a palavra santos neste texto, quer dizer: Separados para Deus e ao serviço do seu reino. Os santos a quem se refere o apóstolo, não se trata de mortos canonizados, mais sim, aos seguidores de Cristo vivos, que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Colossos. Santos porque foram justificados por Cristo perante Deus. Desde os primórdios da igreja cristã, que os convertidos ao cristianismo são chamados de santos em Cristo.

E IRMÃOS FIÉIS EM CRISTO. Além de chamar de “santos” os cristão de Colossos, Paulo os classifica de “irmãos”. Apesar de ser nesta época o grande apóstolo de Cristo aos gentios, Paulo não se considerava superior aos demais seguidores de Cristo. E quando ele se refere a “fiéis”, ele pode esta simplesmente cognominando os cristãos de fiéis, como se falasse “os fiéis” ou ele estava os separando dos infiéis, seus opositores. “Em Cristo” é uma frase que aparece muito no Novo Testamento, sinalizado aqueles que vivem em Cristo e para Cristo, são os seus discípulos e seguidores do seu evangelho.

QUE ESTÃO EM COLOSSOS. Eis aqui a cidade destino desta carta, epístola ou missiva de Paulo e Timóteo. Colossos, Cidade da Frígia, um distrito da província da Ásia. Colossos ficava a 120 km de Éfeso. Havia ali uma igreja liderada por Epafras Colossenses 1:7 - Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo. E por Arquipo, Colossenses 4:17 - E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras. Com isto estava definido o destino da carta, a igreja de Cristo na cidade de Colossos.

GRAÇAS A VOS. A palavra graça separada da palavra paz era uma saudação grega ou dos gentios convertidos ao cristianismo. Representando o modo gracioso como foram alcançados pelo evangelho das boas novas e receberam a Cristo como único Salvador. Na realidade os gentios ou os não Judeus eram povos que viviam separados da comunidade de Israel e não eram alcançados pela antiga aliança de Deus . Nos dias de hoje cada denominação tem o seu modo próprio de saudação, até para diferenciar uma das outras. Graça a vós se refere aos cristãos que estavam em Colossos.

E PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo um sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

DA PARTE DE DEUS NOSSO PAI E DO SENHOR JESUS CRISTO. Tanto a graça quanto a paz que desfrutava a igreja de Cristo em todo o mundo, vinha da parte de Deus nosso Pai, quanto da parte de nosso Senhor Jesus Cristo, que conquistou tudo isso para a sua igreja remida, que ele comprou com o seu sacrifício propiciatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...