HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE. Plenitude neste caso é a mesma coisa que poder ou virtude. Este foi um ataque direto aos falsos mestres gnósticos que negavam de forma filosófica que Jesus de Nazaré pudesse ser como Deus, ou que ele fosse Deus. Já sobre o Cristo de Deus eles defendiam de que Jesus era apenas mais uma entra tantas emanações angelicais de Deus, mas que jamais poderia ser o Messias, Redentor e Salvador. Pregavam de que Jesus era apenas mais um profeta e filósofo da religiosidade, ou um Mestre de ideologias religiosas. Os falsos mestres gnósticos distorciam todas as verdades possíveis sobre o Cristo de Deus, o Messias.
DA DIVINDADE. Jesus, o Cristo era na verdade o Emanuel, ou seja, Deus conosco. Ele próprio disse: Todo poder me foi dado no céu e na terra (Mateus 28:18). Ele tomou a forma de homem para realizar a expiação e a redenção da humanidade. Mas sempre foi Deus entre os homens. João escrevendo o seu evangelho ele disse: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (João 1:1). Jesus também confirmou isso ao dizer: Eu e o Pai somos um (João 10:30). Filipe disse a jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Negar estas verdades é ir contra a própria verdade.
E ESTAIS PERFEITO NELE. Porque o apóstolo fez esta declaração? Porque em Cristo Jesus nos é dado o perdão dos nossos pecados. Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Paulo escrevendo aos Romanos ele diz: Agora pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1). A reconciliação realizada por Cristo produziu a paz necessária entre os homens e Deus, e isso nos garante a justificação.
QUE É A CABEÇA DE TODO. Essa frase nos descreve sobre a supremacia de Cristo sobre tudo e sobre todos, porque ele foi exaltado por Deus Pai acima de todo poder que há em cima no céu e em baixo na terra, e até sobre quem está debaixo da terra.
O PRINCIPADO E POTESTADE. Cristo manda em tudo e em todos pelo grande poder que lhe foi outorgado por Deus. Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.