sábado, 4 de abril de 2015

Filipenses 4:4-5

Filipenses 4:4-5 - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
REGOZIJAI-VOS SEMPRE. Apensar de esta carta, ser a epístola da prisão em que Paulo estava encarcerado em Roma por defender o cristianismo e o evangelho das boas novas, ela representa o ânimo e a alegria de quem é feliz por servir ao reino de Deus, independentemente das circunstâncias contrárias. O que o autor tenta passar para os seus leitores era de que, mesmo atravessando momentos de tribulações e perseguições, a igreja de Cristo de todos os tempos deve se alegrar sempre em Cristo.

NO SENHOR. O mundo se alegra com suas mais variadas formas de festejos, fanfarras e comemorações, tudo isso para satisfazer os prazeres da carne e à soberba da vida. Os ímpios se alegram até com a desgraça dos outros, e muito mais com os banquetes que lhes causam contentamento momentâneo. Mas, a igreja de Cristo e todos aqueles que servem a Cristo e ao seu reino, não tem prazer nas coisas passageiras desta vida, porem, a alegria e felicidade dos servos de Deus está em servir a Cristo.

OUTRA VEZ DIGO. Parece que o autor desta carta está sendo repetitivo em seus temas abordados nesta epístola, mas como ele próprio replicou em outra parte do seu escrito: É para segurança vossa, ou seja, para que os seus conselhos fiquem bem avivados na memória dos servos de Cristo em Filipos. Entende-se também que o autor já havia pessoalmente falado aos irmãos daquela igreja que eles tinham motivos de sobra para estarem sempre felizes por seguirem o evangelho de Cristo. E agora por escrito, em sua carta, Paulo repete mais uma vez, a alegria deve ser constante.

REGOZIJAI-VOS. Motivos de sobra à igreja de Cristo sempre tem para demonstrar sua satisfação em servir a Cristo e ao seu reino. Nada mais importante para um verdadeiro cristão, do que sentir a presença de Cristo em seu coração e em sua vida, sem falar naqueles momentos em que a igreja do Senhor Jesus está reunida e o Senhor manifesta sua presença em nosso meio por meio, do Espírito Santo de Deus.

SEJA A VOSSA EQUIDADE. Neste ponto, há uma recomendação da parte de Paulo sobre a ética cristã devida, e o modo digno em como deve se comportar um servo de Deus ou o povo de Deus perante a sociedade. Equidade neste ponto do evangelho, nos ensina sobre uma vida moderada, sempre agindo com sinceridade para que as pessoas vejam verdade em nossas palavras e atos. Também fala de gentileza para com todos.

NOTÓRIA A TODOS OS HOMENS. É muito fácil ser visto como uma pessoa religiosa na hora dos cultos e dentro dos templos em nossas reuniões. No entanto, o autor convida aos servos de Cristo que deem seu bom testemunho diante dos seus familiares, no dia a dia, na escola onde frequenta, no ambiente de trabalho, na vizinhança onde mora, e perante a sociedade onde vive, diante de todos e todos os dias da vida.

PERTO ESTÁ O SENHOR. Dois aspectos podem ser descritos nesta frase. Primeiro nos fala da Onipresença de Cristo que está vendo a tudo e a todos. Depois nos fala sobre a volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, e, portanto, os que confessam o seu nome devem sempre estar preparados para serem dignos de participarem deste evento, o arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...