sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:24

Colossenses 1:24 - Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
REGOZIJO-ME. A partir deste ponto até o final deste mesmo capítulo, o apóstolo fala a respeito do seu trabalho em prol do evangelho. E os combates que teve que enfrentar durante o seu ministério pela causa do reino de Cristo. Apesar de estar preso por defender o evangelho, o apóstolo não se encontrava triste, pelo contrario se encontrava era alegre por padecer pela nobre causa de Cristo. Para o missionário do reino de Deus era um privilégio sofrer por pregar as boas novas de Cristo.

AGORA NO QUE PADEÇO. Feito um exame cuidadoso das cartas de Paulo e a sua história narrada no livro de Atos dos apóstolos, percebe-se que o apóstolo foi na verdade um dos que mais sofreram por causa do evangelho genuíno que pregava. Hora passando tribulações, perseguições, prisões e perigos de morte. A batalha do apóstolo era direta contra o império das trevas, tendo que enfrentar as autoridades judaicas a todo o momento, como também e principalmente o império romano.

POR VÓS. Diante desta declaração, podemos conjecturar que a igreja de Cristo fundada na cidade de Colossos pelos missionários enviados por Paulo era muito perseguida. E há quem diga que neste momento, Paulo estava preso por defender aquela comunidade Cristã. Paulo não estava cobrando nada dos cristãos de Colossos, apenas lembrando-lhes que para defendê-los é que estava sofrendo. Como o líder principal da igreja de Cristo no mundo gentílico, ele quem seria o primeiro a ser atacado pelos opositores do evangelho de Cristo.

E NA MINHA CARNE CUMPRO O RESTO DAS AFLIÇÕES. Ao que tudo indica, os sofrimentos enfrentados pelo apóstolo neste momento, não eram externos. Mas, além de perder a liberdade tinha que suportar torturas e pressão psicológica das mais severas possíveis. Os perseguidores e opositores de Paulo eram cruéis e terríveis em suas torturas contra o apóstolo. No entanto, o missionário era consciente de que estava defendendo uma causa nobre em prol do evangelho de Cristo e do seu reino.

DE CRISTO. Na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo. Certamente fazendo um olhar retrospectivo sobre o que Cristo teve que enfrentar, o apóstolo chega à conclusão de que, o que ele estava passando não era nada, comparado ao que seu Mestre passou. As perseguições que ele estava atravessando era à continuidade dos sofrimentos impostos contra o Cristo de Deus. Assim como agiram contra Cristo, também agem contra os seus representantes na terra.

PELO SEU CORPO, QUE É A IGREJA. A igreja é a tipologia do corpo de Cristo que ainda estar na terra. Cristo como o cabeça da igreja está assentado a destra de Deus nas maiores alturas, mas o seu corpo que é a igreja, que o representa, ainda está na terra, até o arrebatamento da mesma. E Paulo, assim como a maioria dos líderes da igreja primitiva tiveram que, assim como Cristo, sofrer pela igreja do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...