quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:15

Colossenses 1:15 - O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
O QUAL. Este texto começa em conexão com o que o escritor vinha falando do filho amado de Deus, Jesus Cristo. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados. O Cristo de Deus que é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, mediante o seu sacrifício expiatório em nosso lugar. Conforme fica explícito em Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O que vai ser dito em seguida é sobre Cristo Jesus.

É A IMAGEM. Esta expressão usada por Paulo neste ponto de sua carta, aponta diretamente para a divindade de Cristo. E essa palavra imagem fala sobre semelhança de qualidades e atributos, assim como de natureza e essência. Com isso concorda João 10:30 – Eu e o Pai somos um. Foi o próprio Jesus quem fez esta afirmativa. Nesta mesma carta de Colossenses 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Se refere à divindade de Cristo. Antes mesmo de sua vinda, o Cristo de Deus foi chamado de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.

DO DEUS. Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível. Todas as coisas que as Escrituras atribuem ao Deus Criador de todas as coisas podem ser ditas a respeito de Cristo. Um exame detalhado sobre a vida do Filho de Deus e o que as Escrituras falam sobre ele, nos ensinam de que ele era possuidor dos mesmos atributos de Deus. Ele é o Logos eterno de Deus, João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Sendo em forma de Deus (Filipenses 2:6)

INVISÍVEL. O Deus invisível. Este é o Deus que não se manifesta diretamente, porque o ser humano no estado em que se encontra não tem condições de compreendê-lo, mas que se manifestou por intermédio do Logos eterno, Cristo Jesus, que é o seu representante direto e exato. Cristo foi a epifania de Deus da forma que os seres humanos pudessem compreender aquilo que foi permitido ver sobre a divindade. Ele veio para que os homens tomassem conhecimento dos bons planos do Criador para com suas criaturas. Nenhum ser humano pode ver Deus, mas Cristo o manifestou.

O PRIMOGÊNITO. De acordo com o pensamento cristão esta expressão aponta para a divindade do Logos em comparação com o Pai. E se refere a sua forma divina em contraste com sua humanidade. Como também destaca a igualdade entre o Filho e o Pai como sendo da mesma essência. As Escrituras falam sobre Cristo como primogênito como também como unigênito, o colocando estrategicamente em diferença do resto da criação. Por isto que todas as coisas existem por ele e para ele.

DE TODA A CRIAÇÃO. Antes que todas as coisas viessem a existir ele já era e sempre o será. Por isto está escrito em Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. O mundo foi feito por Cristo (Hebreus 1:2). Tudo foi feito por ele. Cristo é o alfa de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...