domingo, 5 de abril de 2015

Filipenses 4:6


Filipenses 4:6 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
NÃO ESTEJAIS INQUIETOS. A igreja de Filipos, neste tempo, era uma das mais perseguidas dentre todas, porque ela ocupava uma posição de destaque, como porta de entrada para a evangelização de toda a Europa. No entanto, mesmo enfrentando muitas dificuldades, contava com uma palavra de conforto de Paulo, que foi um dos seus principais e mais importantes fundadores. O autor buscava encorajar a igreja de Cristo naquele lugar, tranquilizando a todos e mostrando como eles deveriam superar os problemas, buscando ao Deus que trabalha por aquele que nele espera.

POR COISA ALGUMA. Os problemas enfrentados pela igreja do Senhor Jesus naquela cidade, não era somente de perseguição, porque o império romano confiscava os bens de todos aqueles que se convertessem ao cristianismo, como castigo pela desobediência as autoridades do império. Com isso, a pobreza passou a ser também uma das causas dos sofrimentos dos seguidores de Cristo naquele lugar. Todavia, o grande apóstolo dos gentios lhes encorajavam de que, em nada eles se sentissem preocupados, porque Deus estava com eles para lhes ajudarem a vencer as lutas.

ANTES AS VOSSAS PETIÇÕES. A política e a politicagem neste tempo, estavam em pleno vapor por meio do império romano, que favorecia a uns em detrimento de outros. Quem estivesse do lado do império romano, contava com o apoio das autoridades locais de cada cidade, mas quem se opusessem as ordens do império eram considerados inimigo de Roma, e com isso sofriam as consequências. Paulo recomenda que os cristãos de Filipos não recorressem às autoridades políticas, mas que fizessem suas petições e solicitações ao Deus que tudo pode e que tudo faz pelos seus.

SEJAM EM TUDO CONHECIDAS DIANTE DE DEUS. Qualquer cidadão que estivesse passando dificuldades naquela época, poderia recorrer às autoridades do império, que dentro do possível eram até certo ponto ajudados pelas autoridades. Assim como os menos favorecidos da sociedade, nos tempos de hoje, são ajudados pelo governo, pelos chamados programas sociais. Porem, o império não ajudava ao cidadão que pertencia ao cristianismo, porque os cristãos eram considerados inimigos de Roma, por terem abandonado as religiões oficiais do império romano.

PELA ORAÇÃO E SÚPLICA. Tanto Cristo Jesus, como fundador do cristianismo, quanto os líderes da igreja primitiva, ensinavam a igreja a buscarem ajuda da parte de Deus, por meio das orações e súplicas. A oração é um meio do seguidor do reino de Deus fazer suas petições diante do seu Criador, conforme as suas necessidades. Orar é conversar com Deus e lhe expor o que precisamos. A oração com súplica é justamente clamar com rogos os favores de Deus, no que tange as dificuldades urgentes.

COM AÇÕES DE GRAÇAS. Fazer oração e súplica com ações de graças é colocar diante de Deus as nossas necessidades, e já agradecer antecipadamente por ser atendido, antes mesmo de a oração ser respondida. Isso é ter convicção, fé, confiança e esperança de que o Senhor nos ouve quando oramos a ele, e que a resposta vira, conforme a vontade soberana do nosso Deus. Deus responde as nossas petições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...