terça-feira, 21 de abril de 2015

Filipenses 4:20-21

Filipenses 4:20-21 - Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém. Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.
ORA, AO NOSSO DEUS. Certamente o apóstolo se refere ao Deus único e verdadeiro Criador dos céus da terra e de todo que neles há. O Deus de Abraão, de Isaque e o Deus de Jacó, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e também nosso Pai. A quem pertence toda glória, poder, majestade, e domínio, aquém devemos nossas ações de graças, o nosso louvor e honra. Esse é o Deus de amor, de misericórdia e de toda bondade, que nos perdoa as nossas culpas e que exerce sempre compaixão sobre nossas falhas. Esse é o Deus de Paulo, da igreja de Cristo em Filipos e o nosso Deus.

E PAI. O Senhor é o Pai de Cristo Jesus, e isso ficou bem definido durante a vida e ministério do Filho de Deus. Jesus não teve um pai biológico como qualquer ser humano deve ter, isso porque ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus. Em várias referências bíblicas nós encontramos o testemunho e as declarações do próprio Deus testificando de que o Cristo era seu filho. Deus também é o nosso Pai, e isso é dito no evangelho de (João 1:10-11). Isto é, daqueles que recebem a cristo como seu único Senhor e Salvador. Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, conforme Romanos 8:16.

SEJAM DADAS GLÓRIAS PARA TODO A SEMPRE. AMÉM. Foi para isso que os seres humanos foram criados, para renderem glórias ao seu Criador, o Deus Criador de todas as coisas. Render glórias a Deus é viver de forma digna na sua presença, o amando acima de qualquer coisa e o servindo com alegria, o adorando na beleza de sua santidade, executando sua vontade, buscando o seu reino em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Não somente nesta vida no plano terreno, mas para todo o sempre. A palavra “Amém” neste caso quer dizer: Assim seja, como confirmação.

SAUDAI A TODOS OS SANTOS. Era natural, nas cartas enviadas pelas autoridades eclesiásticas da igreja primitiva, iniciar e terminar essas correspondências com uma saudação geral ou específica para quem estava sendo endereçada a epístola. Neste caso, a saudação do apóstolo era para a igreja de Cristo em Filipos. A palavra “santos” neste texto, não diz respeito a mortos canonizados, mas sim, aos irmãos que estavam vivos e que faziam parte da comunidade cristã da cidade de Filipos.

EM CRISTO JESUS. Essa expressão usada não somente por Paulo, mas por todos os escritores do Novo Testamento, representa todos àqueles que faziam parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja, que foi comprada e remida pelo seu sacrifício expiatório. Está em Cristo, é fazer parte da família de Deus, é pertencer ao seu reino eterno, é ter o privilégio de quando da sua vinda para buscar os remidos, participar do arrebatamento dos salvos. Está em Cristo é ter a esperança de vida eterna e salvação.

OS IRMÃOS QUE ESTÃO COMIGO VOS SAÚDAM. É provável que Paulo se refira a Timóteo, como também a Epafrodito, que são citados nesta epístola, mas também podemos conjecturar de que, com ele estavam outros irmãos que foram também presos por confessarem o cristianismo. Podemos também afirmar que com eles estavam também outros que se converteram naquela prisão pela pregação de Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...