quarta-feira, 8 de abril de 2015

Filipenses 4:10

Filipenses 4:10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
ORA, MUITO ME REGOZIJEI. A partir de então, o apóstolo faz os seus agradecimentos a igreja de Filipos pelas ajudas que os irmãos já lhe enviaram para o seu sustento. E ele começa por demonstrar a sua alegria no Senhor Jesus, tendo em vista o reconhecimento por parte daquela igreja, sobre suas atividades em prol daquela obra já realizada naquele lugar. Não se deve passar despercebido neste texto, o fato de mais uma vez o autor destacar a palavra chave desta carta, que é: Alegria, felicidade, contentamento, e regozijo. Paulo diz está muito alegre com todos, apesar de neste momento ele se encontrar preso em Roma, por amor do evangelho de Cristo.

NO SENHOR. Desde a sua conversão ao cristianismo, porque antes ele fazia parte do judaísmo, que o apóstolo colocava tudo que lhe acontecia na conta de Cristo, Não somente os momentos controversos, mais e principalmente os momentos de alegria que o Senhor lhe proporcionava. O evangelho nos ensina de que tudo que fizermos por palavras ou por obras, que tudo seja feito em nome de Cristo, isso porque a nossa vida deve em todos os aspectos render glórias ao poderoso nome de Cristo Jesus. E certamente na mente de Paulo era Cristo quem movia os corações dos irmãos.

POR FINALMENTE REVIVER. Na verdade, Paulo não aceitava ser sustentado pela igreja de Cristo, ele trabalhava com suas próprias mãos, na construção de tendas, e provavelmente outros serviços para não ser pesado a ninguém. Diferente do tempo da lei, e dos tempos de hoje, ao que tudo indica, a igreja primitiva não exigia dos cristãos o pagamento de dízimo. No entanto, em alguns casos, se aceitava ofertas e se fazia campanhas para ajudar os que estivessem passando por dificuldades. De acordo com o evangelho das boas novas, não há como provar que os cristãos primitivos pagavam dízimos, a não ser forçando interpretações de alguns textos do Novo Testamento.

A VOSSA LEMBRANÇA DE MIM. No caso de Paulo, neste momento do seu ministério, ele agora aceitava ajuda financeira da igreja de Filipos por algumas razões. Primeiro, ele já estava um pouco idoso e certamente não tinha mais condições de trabalhar para se manter. Depois, neste momento, ele se encontrava preso por conta de sua defesa em prol do cristianismo, portanto, não tinha como trabalhar para ganhar seu pão de cada dia. Por fim, as doações e as campanhas feitas pela igreja de Filipos, não foram feitas pelo apóstolo, mas sim, pela própria igreja, seria ingratidão dele recusar as doações e a ajuda de amor que os seus amigos estavam lhe enviando.

POIS JÁ VOS TÍNHEIS LEMBRADO. Estes dois tópicos do texto, nos faz refletir que ainda no tempo em que Paulo trabalhava como missionário e fundador da igreja de Filipos, os irmãos procuravam de todas as formas lhe ajudar financeiramente. Os que tinham condições financeiras desejavam compensar os trabalhos do apóstolo, o apoiando em suas atividades em prol das igrejas por ele fundadas.

MAS NÃO TÍNHEIS TIDO OPORTUNIDADE. Todavia, o próprio Paulo é quem não dava oportunidade para que os cristãos de Filipos, e de nenhuma das igrejas por ele fundadas, lhe pagassem pelos seus trabalhos em prol da igreja e do evangelho. Quando alguém trazia dinheiro para ele, Paulo rejeitava, e não aceitava salário para fazer a obra de Deus, isso pode ser visto dentro dos seus escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...