quinta-feira, 2 de abril de 2015

Filipenses 4:1-2

Filipenses 4:1-2 - Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
PORTANTO, MEUS AMADOS. Essa expressão carinhosa do grande apóstolo dos gentios, Paulo, representa o seu amor fraternal que ele tinha em suas entranhas por todos os seus filhos na fé e amigos que faziam parte da igreja de Cristo na cidade de Filipos. Em todos os seus escritos encontramos da parte de Paulo essa declaração de amor que ele sentia por todos aqueles que eram alcançados pelo evangelho de Cristo por meio de suas campanhas evangelísticas. E não somente nos escritos, mas no seu dia a dia, o apóstolo semeava a fragrância do amor fraternal por onde passava.

E MUI QUERIDOS IRMÃOS. Já essa frase trata da intimidade cristã que havia entre o fundador daquela igreja e todos os seus filhos na fé, incluindo de maneira especial os ministros do evangelho de Cristo na cidade de Filipos, que foram consagrados pelo apóstolo Paulo. Ao escrever estas palavras em sua carta, certamente o autor tem em mente e no pensamento todos aqueles que lhe acolheram carinhosamente enquanto esteve presente naquela cidade e cuidando daquela igreja. Eram todos queridos dele.

MINHA ALEGRIA E COROA. Todos quantos se converteram ao cristianismo por meio das atividades evangelísticas do apóstolo representavam seu galardão, pelos trabalhos realizados em prol do evangelho glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja de Filipos era de fato motivo de grande alegria e regozijo para o autor, até porque era uma igreja que podia ser mostrada como exemplo de fidelidade ao reino de Cristo, apesar das grande perseguições que tiveram que enfrentar do império romano, dos judaizantes e de todos os hereges que buscavam prejudicar aquela igreja amada.

ESTAI ASSIM FIRMES NO SENHOR, AMADOS. Era uma questão de honra para os inimigos e opositores do cristianismo e de Paulo, tentarem barrar a obra de Deus naquela cidade. Os líderes das demais religiões daquela cidade queriam derrotar o apóstolo, investindo contra a igreja de Cristo em Filipos. Até porque aquela era uma cidade estratégica para toda aquela região, como porta de entrada do evangelho em toda a Europa e Macedônia. A coroa de Paulo era saber que, a igreja estava firme nos ensinos do evangelho por ele transmitido, como sendo a primeira cidade da Europa a ser evangelizada com as boas novas de Cristo e da nova aliança de Deus.

ROGO A EVÓDIA E ROGO A SÍNTIQUE. O autor faz um apelo em forma de rogo ou de exortação a essas duas mulheres para que estivessem em sintonia com as doutrinas do evangelho de Cristo. Evódia quer dizer: aquela que oferece hospedagem. E Síntique quer dizer: aquela que teve uma chance feliz. Boa parte dos comentaristas concordam de que elas eram duas diaconisas da igreja de Filipos, e que no tempo em que Paulo esteve naquela igreja, elas hospedaram ao apóstolo e lhe serviram também.

QUE SINTAM O MESMO NO SENHOR. Certamente o autor tinha conhecimento de que, os opositores do evangelho haviam estado com essas duas mulheres para lhes confundirem com seus ensinos heréticos. Mas, como Paulo tinha amizade com elas, lhes dirigiu o seu apelo para que não se movessem dos ensinos transmitidos por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...